in

Latte Dock 0.9 é lançado

No entanto, o projeto enfrenta um dilema: é tocado por apenas um desenvolvedor.

Latte Dock 0.9 é lançado

Recentemente foi anunciado o lançamento do novo painel Latte Dock versão 0.9. Assim, oferece uma solução elegante e simples para o gerenciamento de tarefas e plasmoids. Incluindo o efeito do aumento nos ícones do estilo macOS ou no painel Plank. Portanto, após a versão beta, o Latte Dock 0.9 é lançado.

O projeto foi fundado como resultado da fusão de painéis similares: Now Dock e Candil Dock. Após a unificação, os desenvolvedores tentaram combinar o princípio proposto do Candil de formar um painel a parte. Então, trabalharam separadamente do Plasma Shell com o design de interface de qualidade e Now Kneck usando apenas bibliotecas do KDE e do Plasma sem dependências de terceiros.

O painel Latte é baseado no framework  KDE Plasma e requer que o Plasma 5.12, o KDE Frameworks 5.38 e o Qt 5.9 ou versões mais novas funcionem. O código do projeto é distribuído sob a licença GPLv2. Os pacotes de instalação são feitos para o Ubuntu, Debian, Fedora e openSUSE.

Notícias principais de Latte Dock 0.9 que é lançado

Com a chegada desta nova versão , a capacidade de selecionar dinamicamente a cor do painel de acordo com a cor do ambiente foi implementada.

Agora, o painel pode mudar de cor levando em consideração a cor da janela ativa atual ou plano de fundo, e quando exibido com transparência, você pode selecionar o melhor nível de contraste com o plano de fundo da área de trabalho.

Foi feito um trabalho para resumir os meios para personalizar o estilo de design dos indicadores de aplicativos ativos e dar a possibilidade de fornecer conjuntos adicionais de indicadores por meio de um catálogo on-line.

Por exemplo, os conjuntos de indicadores no estilo Unity e Dash-To-Panel estão agora disponíveis para instalação.

Outras mudanças

Ele também destaca a implementação de compatibilidade para sincronizar o conteúdo do painel quando diferentes designs de painel são usados em ambientes diferentes. Então, por exemplo, em uma sala, o painel pode ser colocado ao lado no estilo Unity. Da mesma forma, em outra sala na parte inferior no estilo Plasma.

Se antes, cada painel da sala poderia ser processado separadamente, agora o conteúdo de todos os painéis podam ser sincronizados. Além disso, a composição dos elementos do painel principal pode ser usada para painéis adicionais.

Por outro lado, o painel de opções de design foi modificado. A janela do configurador agora se adapta ao tamanho da tela e ao nível de zoom selecionado. Isso é feito no modo de configuração avançada.

O modo de edição do painel é dividido em “Edição live” e “Configurar applets”

Conheça a nova versão do Latte Dock
Conheça a nova versão do Latte Dock

Enquanto no modo de edição live, permite alterar parâmetros em tempo real e observar imediatamente o resultado. Assim, por exemplo, será capaz de escolher um método de agrupamento ou alterar a transparência do painel.

No modo de configuração do applet, as funções são coletadas para adicionar, remover e alterar os parâmetros do applet.

Para a configuração do comportamento da chave “Meta” e a capacidade de determinar a largura do esquema geral da parte inferior do painel foram adicionadas ao configurador global.

E também uma seção foi adicionada para configurar o compartilhamento de projetos de painéis. Do mesmo modo, há uma seção com relatórios de diagnóstico para depurar os designs de painéis.

Finalmente, o autor do projeto alertou a comunidade de que o próximo ciclo de desenvolvimento se concentrará na correção de erros e na melhoria da funcionalidade.

O drama de sempre: quem desenvolve o Latte Dock 0.9 que é lançado?

Como em outros casos, a comunidade não participa ativamente do desenvolvimento. Assim,  apenas um autor desenvolve o projeto. Então, ficou decidido que os membros da comunidade proporão aplicativos para novos recursos para sua implementação. Essas propostas serão esquecidas se, após um mês, não houver nenhum desenvolvedor disposto a continuar com a implementação do projeto.

O autor do projeto somente vai trabalhar em cima de propostas que lhe interessem pessoalmente e que sejam capazes de melhorar seus processos de trabalho.

Se você quiser saber mais sobre isso, você pode verificar o seguinte link.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE Plasma 5.16 Desktop chega ao fim da vida útil

Lançado o KDE Plasma 5.16.4

Hackers de estados-nação se voltam para dispositivos móveis

Hackers de estados-nação se voltam para dispositivos móveis