in

League of Legends oferece incentivo a novos clubes de e-Sports!

Um oportunidade para quem tem interesse na área de e-Sports, o número de equipes cadastradas já ultrapassam a marca de 150!

league-of-legends-oferece-incentivo-a-novos-clubes-de-e-sports

O programa UNILOL da Riot Games, desenvolvedora do League of Legends, visa promover a prática de e-Sports nas universidades brasileiras e o programa parece estar atingindo seus objetivos. A FUMEC, por exemplo, é uma faculdade que opera no estado de Minas Gerais e se destacou por estar oferecendo salário e vale-transporte para atletas que queiram fazer parte do seu time de e-Sports. Mas esta não é só mais uma maneira de ganhar dinheiro jogando, trata-se de um estágio sério com direitos e deveres definidos.

A universidade define alguns pré-requisitos básicos, é necessário, por exemplo, ser estudante dos cursos de Computação Gráfica, Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou outros cursos voltados à computação ou à tecnologia da informação. Além disso, os atletas precisam de ter disposição para os treinos semanais, sem contar que é essencial estar disponível para eventuais viagens.

Para entrar na equipe, os jogadores precisam passar por três etapas seletivas. Inicialmente, ocorre uma análise do perfil do jogador, em seguida um teste de habilidade individual é executado e, por fim, a capacidade de jogar em equipe é avaliada.

Campeonatos universitários são populares por contar com diversas competições distintas. Em 2015, por exemplo, houveram competições de poker universitário de São Paulo, sendo que 23 faculdades participaram do evento de estreia. Aparentemente, a prática não seguiu mais em frente, no entanto, jogadores ainda podem testar suas habilidades e colocar em prática com bônus do 888poker, um site que promove vários torneios para usuários comuns ou para membros que desejam se tornar profissionais.

UFABC Storm domina o cenário universitário nacional

league-of-legends-oferece-incentivo-a-novos-clubes-de-e-sports-2019

A UFABC Storm é a equipe de e-Sports da Universidade Federal do ABC que domina o cenário universitário brasileiro do League of Legends. Em 2017, a equipe venceu o campeonato disputado entre quatro equipes durante a Brasil Games Show. Mas não foi uma vitória qualquer, a equipe mostrou muita superioridade vencendo sem perder um game sequer.

Em 2018, a equipe foi convidada para o Desafio UNILOL organizado nos estúdios da Riot Games. O primeiro embate foi contra a UFRPE Blackbulls e a UFABC Storm, sendo que “o tempo fechou” e a Storm levou sem problemas vencendo a melhor de três por 2X0. Na final, o adversário foi a Minerva, da UFRJ e, novamente, os paulistas da UFABC não tiveram dificuldades e venceram a melhor de cinco em três vitórias consecutivas, sem sofrer nenhuma derrota. Um dos jogos durou apenas 16 minutos, um tempo excepcionalmente pequeno para partidas de League of Legends.

Vale lembrar que a equipe também domina eventos mais recorrentes como o Torneio Universitário de eSports (TUES), que ocorre duas vezes por ano. Em dezembro do ano passado, por exemplo, eles levantaram a taça de penta-campeões da competição na Arena da CCXP ao vencer a Chaoz Gaming, do Mackenzie, por dois a zero.

A equipe inclusive representou o Brasil no Campeonato Internacional de LOL, que aconteceu na China em agosto do ano passado. No entanto, contra uma oposição mais bem preparada e com mais recursos, a equipe teve muitas dificuldades. Eliminada na fase de grupos, a Storm teve uma vitória e quatro derrotas nos cinco jogos disputados.

Mais de 150 equipes cadastradas

A Riot divulga as regras para inscrição de jogadores e cadastro de equipes no seu site e, atualmente, o UNILOL já conta com 159 equipes inscritas. O número de equipes é três vezes maior que o registrado em julho de 2017. E o objetivo principal do programa é permitir que estudantes saibam onde buscar apoio para realizar atividades relacionadas aos e-Sports. Sendo estes torneios internos, eventos de transmissão de outros torneios oficiais, sessões de jogos casuais e até mesmo as festas universitárias.

Para provar seu apoio às atividades das equipes universitárias, a Riot promete cobrir alguns dos principais torneios universitários. Sendo que isso pode acontecer através da divulgação de artigos em seu site oficial ou da divulgação dos canais responsáveis pela transmissão dos eventos. E, até então, a Riot Games vem cumprindo sua promessa e dedicando seu espaço para a divulgação dos resultados dos torneios universitários.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Usa antivírus no celular? Tenho más noticias para você

Usa antivírus no celular? Tenho más noticias para você

Opera 64 promete aumento de velocidade de 76% no carregamento de páginas

Opera 51 para Android é lançado com VPN gratuita