in

Leitor de código de barras pode ter infectado milhões de dispositivos Android

Leitor de código de barras, baixado da Play Store, infecta dispositivos Android

leitor-de-codigo-de-barras-pode-ter-infectado-milhoes-de-dispositivos-android
Imagem: Reprodução Smartdroid

Um leitor de código de barras popular, de acordo com o número de downloads, infectou dispositivos Android com alguns anúncios maliciosos. O aplicativo foi baixado da loja do Google, a Play Store.

Leitores de código de barras custam dez centavos na Google Play Store para dispositivos Android, mas um aplicativo acaba de receber atenção particularmente negativa. Infelizmente, o leitor de código de barras da Lavabird Ltd., o Barcode Scanner, pode ter infectado vários milhões de dispositivos Android com uma única atualização.

O aplicativo Android, leitor de código de barras, já foi removido da Google Play Store. No entanto, milhões de usuários podem ter sido infectados, já que ele era um aplicativo bem popular. Não se sabe quantas instalações do aplicativo ativas realmente existem. Todavia, o número de downloads da Play Store foi definitivamente superior a 10 e um máximo de 49 milhões.

Foram muitos downloads do aplicativo. Pelo visto, estar em uma loja oficial e ser popular, não é mais sinônimo de segurança. Felizmente, o app já foi removido da loja oficial do Google.

A causa do problema do Leitor de código de barras baixados da Play Store

Uma das últimas atualizações causou um tipo de infecção que abre constantemente sites de publicidade nos dispositivos dos usuários. Apropriadamente, a ferramenta infectada é até chamada de “HiddenAds”, ou seja, “publicidade oculta”.

Para resolver o problema no seu dispositivo, a Malwarebytes diz que você deve desinstalá-lo. As informações do aplicativo estão descritas abaixp.

Nome do aplicativo: scanner de código de barras
MD5: A922F91BAF324FA07B3C40846EBBFE30
Nome do pacote : com.qrcodescanner.barcodescanner

Se você ainda tem esse aplicativo em seu dispositivo, talvez a melhor solução seja a remoção do mesmo, imediatamente. E, babe lembrar que, mesmo o aplicativo sendo popular e ter milhões de downloads, é melhor buscar sempre informações sobre o mesmo. Infelizmente, não estamos tão seguros como achamos e esperamos.

Assim, recomendamos que você revise em seu dispositivo Android se tem esse aplicativo instalado e o remova. Dessa forma, você também se livra do malware contido nele.

Com informações de: Smartdroid

Escrito por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

consequencias-caso-voce-nao-aceite-os-novos-termos-do-whatsapp

WhatsApp permite enviar vídeos sem som

o-google-parece-estar-bloqueando-atualizacoes-de-sideload-para-seus-aplicativos-camera-e-gravador

O Google parece estar bloqueando atualizações de sideload para seus aplicativos “Câmera” e “Gravador”