in

Lenovo lança ThinkPad X1 Nano dobrável com Ubuntu

Também há versão com Windows 10 Pro. Veja as características.

A Lenovo revelou o ThinkPad X1 Nano, um dispositivo dobrável muito leve, e lançou o ThinkPad X1 Fold para pré-encomendas. O modelo ThinkPad X1 Nano dobrável vem com Ubuntu e outra opção com Windows 10 Pro.

O ThinkPad X1 Nano estará disponível no quarto trimestre a partir de US$ 1.599. O ThinkPad X1 Fold com Windows 10 terá preço inicial de US$ 2.499. No entanto, este modelo existe desde 2017 e recebeu atualização no ano passado.

Com os lançamentos, a Lenovo é o fornecedor de tecnologia mais recente a oferecer dispositivos dobráveis em escala comercial. Os dispositivos dobráveis até agora se limitavam ao smartphone e tablet.

Palavra oficial

Em uma entrevista, Christian Teismann, presidente da divisão comercial de PCs e dispositivos inteligentes da Lenovo, disse que a comercialização do ThinkPad X1 Fold levou cinco anos: 

Provavelmente criamos 30 conceitos diferentes até chegarmos àquele que finalmente começamos a produzir e mesmo da produção até o ponto em que podemos enviá-lo, foi uma jornada muito longa para realmente criar um produto que seja tão estável e confiável , para colocar um nome ThinkPad nele. O outro desafio do produto é claramente que é um produto que pode ser usado em vários formatos.

Esses múltiplos fatores exigiam um software para vários casos de uso, disse Teismann. Além disso, o dispositivo também foi projetado para oferecer produtividade em um ambiente de trabalho ou em qualquer lugar. Teismann disse:

Foi muito importante para nós realmente criar uma nova categoria com o Fold que realmente permitisse às pessoas alternar entre os diferentes modos de operação, mas também ter isso como um dispositivo para o dia todo. Quer dizer, você pode usá-lo como um tablet. Você pode usá-lo como um dispositivo de produtividade. Você pode usá-lo como um livro ao dobrá-lo. E quando se dobra, fica protegido por couro. Você tem um teclado com carga automática para aumentar a produtividade, além de uma caneta. Basicamente, tudo em um pacote com bateria de longa duração, com desempenho muito bom e conectividade 5g para ultra mobilidade.

Lenovo lança ThinkPad X1 Nano dobrável com Ubuntu
Lenovo

Lenovo lança ThinkPad X1 Nano dobrável com Ubuntu

O ingrediente secreto da Lenovo é que ela é o primeiro fornecedor pronto para empresas a lançar dispositivos dobráveis no mercado. Dos dois dispositivos dobráveis, o ThinkPad X1 Nano pode ser o mais acessível devido ao preço. O X1 Nano é baseado na plataforma Intel Evo e usa processadores Intel Core de 11ª geração.

O ThinkPad X1 Nano tem o seguinte:

  • Uma tela 2K de 13 polegadas com moldura estreita e proporção de 16:10.
  • Wi-Fi 6 disponível e 5G opcional.
  • Processadores até Intel Core i7 com gráficos Intel Iris X.
  • Ubuntu Linux ou Windows 10 Pro.
  • Quatro alto-falantes e quatro microfones de 360 graus para chamadas de áudio e vídeo.

Os dois laptops dobráveis da Lenovo são projetados para se adaptar ao trabalho híbrido remoto e de escritório. O ThinkPad X1 Fold também se tornou um local de trabalho remoto.

A Lenovo disse que levou cinco anos para lançar o ThinkPad X1 Fold no mercado e inaugurar o que poderia ser uma nova categoria de dispositivos. Os principais pontos sobre o ThinkPad X1 Fold incluem:

  • O laptop tem opções como um mini teclado Bluetooth que pode ficar e carregar no sistema.
  • Uma Lenovo Mod Pen para anotações e documentos legais.
  • Software comercial Vantage 1.2 para administradores de TI.

Lenovo diz que dispositivo inaugura nova categoria

Em uma postagem de blog, Jerry Paradise, vice-presidente do portfólio comercial e unidade de dispositivos inteligentes da Lenovo, argumentou que o ThinkPad X1 Fold não é um laptop, mas uma nova categoria.

Paradise disse:

X1 Fold NÃO é um laptop. É um conceito que ilustra o futuro da computação e oferece uma janela para o potencial que essa categoria pode cumprir. Na verdade, acho que é hora de uma grande mudança na computação pessoal, e toda a categoria dobrável pode e irá redefinir e remodelar a forma como pensamos e usamos a tecnologia de computação pessoal. Telas dobráveis são o futuro em todas as categorias de exibição e o potencial é enorme.

O argumento do Paradise é que o X1 Fold está entre os primeiros dispositivos de computação pessoal “camaleão” que podem se adaptar a vários ambientes. Pode ser um livro, um laptop, um tablet e uma estação de colaboração, disse ele.

A Lenovo reconhece que o ThinkPad X1 Fold não será um dispositivo de volume, mas encontrará vários casos de uso corporativo em setores como construção, manufatura e saúde.

Teismann disse que o ThinkPad X1 Fold encontrará uma variedade de usos corporativos e com prosumers e pequenos negócios.

Definitivamente, será um dispositivo corporativo. Ele vem com Windows 10 Pro, portanto, pode ser facilmente integrado à segurança corporativa e capacidade de gerenciamento corporativo. Eu acredito que há cada vez mais pessoas nas empresas que procuram um dispositivo convergente porque o estão usando como um pad ou como um tablet para registrar atas de reunião.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.