Lenovo melhora suporte ao Linux em relação aos sensores de hardware

Um dos grandes marcos do hardware Linux de 2020 foi a Lenovo começando a oferecer pré-carregamentos de Linux em seus desktops e laptops com Fedora e Ubuntu. No entanto, tem sido ótimo não apenas por ter outro grande OEM oferecendo pré-carregamentos do Linux, mas porque eles também estão se envolvendo diretamente nas melhorias de suporte do Linux por meio de seus engenheiros e parceiros como a Red Hat. Esse trabalho de suporte upstream continuou bem. Agora, a Lenovo melhora suporte ao Linux em relação aos sensores de hardware.

Desde que a Lenovo começou a oferecer pré-carregamentos Linux, seus próprios engenheiros e parceiros Linux trabalharam nas melhorias de suporte de hardware da Lenovo, incluindo suporte ao ThinkPad Palm Sensor, suporte de perfil de plataforma ACPI e várias outras melhorias para beneficiar seus dispositivos no Linux.

Além de itens caros, como mencionado acima, também é gratificante ver os engenheiros da Lenovo engajados nas melhorias do Linux em áreas menores, como cobertura de sensor. Bater o código HWMON à frente do Linux 5.13 é uma adição bastante simples para adicionar o NCT6686D ASIC à lista de hardware suportado pelo driver Nuvoton NCT6683.

Lenovo melhora suporte ao Linux em relação aos sensores de hardware

Imagem: Divulgação.

A adição do NCT6683 veio de um engenheiro da Lenovo e, embora seja uma pequena adição, é bom ver a Lenovo trabalhando em seu suporte ao Linux para garantir que os sensores de hardware funcionem em seus dispositivos. O chip NCT6686D, por sua vez, é usado pelo menos por seu Lenovo P620 ThinkStation, equipado com AMD Ryzen Threadripper.

A Dell também está envolvida em melhorias no suporte upstream do Linux há anos, mas é bom ver outro grande fabricante se envolvendo diretamente nas melhorias do Linux, não apenas para os recursos mais importantes, mas também para itens mais finos, como ver o suporte de sensores da placa-mãe funcionando – especialmente com suporte a sensor de placa-mãe de desktop sendo notoriamente pobre no Linux. Sendo Lenovo ou não, este patch enfileirado também deve beneficiar qualquer outra placa-mãe que dependa do Nuvoton NCT6686D.

Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile