Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

03/02/2021 às 12:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Lenovo prepara novidades para o kernel Linux 5.12

Lenovo prepara novidades para o kernel Linux 5.12

A Lenovo continua trabalhando em uma série de contribuições para o kernel mais atualizado, graças ao seu trabalho de pré-carregar várias distribuições de Linux em vários dispositivos diferentes. Em cooperação com os engenheiros da Red Hat no ano passado, vimos muitas melhorias relacionadas à Lenovo. Então, mais recentemente, a Lenovo prepara novidades para o kernel Linux 5.12, mais especificamente o suporte de perfil de plataforma ACPI para seus laptops.

Junto com o suporte de infraestrutura de perfil de plataforma ACPI observado anteriormente , os drivers da Lenovo são configurados para habilitar o suporte de perfil de plataforma no Linux 5.12. Este suporte permite, assim, alterar as características do perfil operacional do hardware do laptop em torno dos níveis de potência e desempenho. Do mesmo modo, altera o comportamento térmico e a velocidade do ventilador. 

O espaço do usuário pode alterar o perfil da plataforma atual gravando em /sys/firmware/platform_profile. Então, em seguida, cabe ao hardware alterar seu estado para corresponder ao uso desejado, seja um modo de baixo consumo de energia, operação fria, operação silenciosa, térmica/potência balanceada, ou simplesmente querendo o melhor desempenho do hardware. 

Lenovo prepara novidades para o kernel Linux 5.12

Os usuários podem manipular manualmente (ou com script) o estado do perfil da plataforma sysfs ou existe algo como o Power Profiles Daemon que tem trabalho pendente para alterar automaticamente o comportamento com base em várias condições.

A infraestrutura de perfil da plataforma ACPI está na árvore de gerenciamento de energia “pm-next” em dezembro. Por outro lado, agora as mudanças de driver da Lenovo foram transferidas para o branch platform-drivers-x86 “for-next”. Isto antes do ciclo Linux 5.12 abrir mais tarde neste mês.

Image

Há a adição de thinkpad_acpi para habilitar o suporte para dispositivos Lenovo com DYTC Versão 5 ou mais recente. Além disso, os modos suportados são de baixo consumo de energia, com desempenho balanceado. Suporte semelhante está na fila hoje para ideapad-laptop. Isso em relação ao fornecimento deste suporte de perfil de plataforma para vários laptops Lenovo IdeaPad, também precisando do DYTC versão 5 ou mais recente.

Portanto, o Linux 5.12 existe para permitir que os laptops Lenovo mais novos alterem o comportamento operacional. Isso entre os modos de baixo consumo de energia/balanceado/desempenho manualmente ou com os próximos componentes de espaço do usuário (Power Profiles Daemon do GNOME até agora).

Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.