Lenovo prepara o kernel Linux para “capacidade de ultra-desempenho” nos ThinkPads mais recentes

Conheça as melhorias que estão sendo implementadas nos computadores da Lenovo.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

A Lenovo prepara o kernel Linux para “capacidade de ultra-desempenho” nos ThinkPads mais recentes. Um patch de driver de kernel Linux publicado recentemente pela Lenovo é para uma nova “capacidade de ultra-desempenho” com seus laptops ThinkPad mais recentes para garantir que seu hardware atinja o melhor desempenho Linux quando no perfil de plataforma ACPI de “desempenho”, enquanto conserva o máximo de energia no balanceado e modo de economia de energia.

Mark Pearson, da grande equipe Linux da Lenovo, enviou um patch no início deste mês para oferecer suporte a um modo de desempenho aprimorado encontrado em alguns novos ThinkPads. O patch adiciona suporte para esta “capacidade de ultra-desempenho” para garantir que este modo seja usado ao operar no perfil de plataforma de “desempenho” para garantir o melhor desempenho possível. Nos perfis de plataforma de estado inferior, esse recurso não está ativado.

Para pelo menos algumas versões de laptops/BIOS, o modo de capacidade de ultra-desempenho já está habilitado por padrão, caso em que este patch garante economia de energia ideal para os perfis de baixo desempenho.

Lenovo prepara o kernel Linux para “capacidade de ultra-desempenho” nos ThinkPads mais recentes

Na mensagem de patch foi observado que esta adição ao driver ThinkPad ACPI foi testada em um modelo ThinkPad T14 G4 AMD. Também confirmei que o ThinkPad P14s G4 AMD também suporta este novo modo. 

Falando nisso, o ThinkPad P14s com Ryzen 7 PRO 7840U continua funcionando muito bem como meu principal sistema de produção. O laptop P14s Zen 4 com Fedora Workstation 39 tem sido meu principal sistema de produção há várias semanas e tem sido um excelente laptop Linux moderno.

O patch do driver ACPI do ThinkPad para este modo de desempenho aprimorado está atualmente em revisão na lista de discussão, embora, dado o tempo, provavelmente estará pronto a tempo para o ciclo do kernel v6.8.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.