in

Lenovo terá laptops com Fedora

Outros notebooks de outras empresas já vêm com Ubuntu, Manjaro e Linux Mint, por exemplo.

Seguindo a mesma linha de empresas como Dell, Tuxedo Computers e System76, a Lenovo acaba de anunciar que vai disponibilizar, por padrão, o sistema operacional Fedora Workstation em uma linha de computadores portáteis O Fedora Workstation virá pré-instalado e estará disponível nos laptops Lenovo ThinkPad. Segundo a empresa, este é um piloto da Linux Community Series da Lenovo – Fedora Edition, começando com os laptops ThinkPad P1 Gen2, ThinkPad P53 e ThinkPad X1 Gen8, possivelmente expandindo para outros modelos no futuro. Os laptops devem chegar com o Fedora 32 que deverá ser lançado em breve.

A equipe da Lenovo tem trabalhado com as pessoas da Red Hat que trabalham nas tecnologias de desktop do Fedora para garantir que a próxima Estação de Trabalho Fedora 32 esteja pronta para uso em seus laptops. A melhor parte disso é que não estamos dobrando nossas regras por eles.

A Lenovo está seguindo nossas diretrizes de marcas comerciais existentes e respeita nossos princípios de código aberto. É isso mesmo – esses laptops são fornecidos com software exclusivamente dos repositórios oficiais do Fedora! Quando eles forem enviados, você verá a Estação de Trabalho Fedora 32, diz a Fedora Magazine.

Lenovo terá laptops com Fedora

Os modelos que podem se beneficiar do driver da NVIDIA podem instalá-lo da maneira normal , optando por fontes de software proprietárias.

A equipe do Fedora comemorou a decisão, pois isso deve ampliar o uso da distro em laptops. A empresa cita a dificuldade de alguns usuários em fazerem a instalação do sistema do zero.

Um laptop de marca importante com o Fedora pré-instalado ajudará a levar o Fedora a um público maior. Isso e o compromisso da Lenovo de corrigir problemas como parte da comunidade significa que todos se beneficiam do trabalho de engenharia do Linux no verdadeiro espírito da colaboração de código aberto.

Como Mark Pearson, desenvolvedor sênior de Linux da Lenovo, disse:

Lenovo terá laptops com Fedora

A Lenovo está animada por se tornar parte da comunidade Fedora. Queremos garantir uma ótima experiência do Linux em nossos produtos. Estamos comprometidos em trabalhar e aprender com a comunidade de código aberto.

Mark Pearson será o convidado principal na Reunião de Vídeo do Conselho Fedora de maio e já está recebendo perguntas sobre a novidade. Mais detalhes sobre o projeto só serão revelados à medida que o lançamento do laptop se aproxima.

Enquanto isso, a equipe convida a participar do Open Neighborhood virtual booth at Red Hat Summit de 28 a 29 de abril. Todo o evento é gratuito e aberto a todos via on-line.