Lens do Pinterest agora consegue reconhecer 2,5 bilhões de objetos domésticos e de moda

Por Leonardo Santana 5 minutos de leitura

Em 2017, o Pinterest lançou o Lens em beta, uma ferramenta de pesquisa visual online e offline. Ele utiliza a Inteligência Artificial (IA) para identificar objetos capturados a partir de pins ou por um smartphone e sugerir temas e produtos relacionados. O Lens foi lançado amplamente e contribuiu substancialmente para as mais de 600 milhões de pesquisas realizadas nos aplicativos para celular e nas extensões de navegador do Pinterest. Isso representa um aumento de mais de 140% em relação ao dia de lançamento do Lens.

Novos recursos do Lens do Pinterest

Hoje, o Pinterest anunciou que está aprimorando o Lens com novos fluxos projetados para facilitar a pesquisa de fotos e disse que começará a incorporar pins diretamente nos resultados de pesquisa visual. Além disso, o Pinterest revelou que o Lens agora pode reconhecer mais de 2,5 bilhões de objetos em pins domésticos e de moda. Dessa maneira, o Lens reconhece tatuagens, unhas, óculos de sol, gatos, vestidos de noiva, plantas, colchas, brownies, penteados naturais, decoração, arte, comida e muito mais . (Para comparação, são 1,5 bilhões de produtos a mais que o Google Lens, a ferramenta de análise baseada em IA do Google, poderia reconhecer em dezembro de 2018.)

Acima: Guias visuais no Lens do Pinterest. Imagem: Pinterest.

O Pinterest escreveu em um post em seu blog:

O Lens está mais inteligente do que nunca. A tecnologia de visão computacional não é mais apenas uma ideia futurista. Ela saiu dos laboratórios e está nas mãos de Pinners, que usam a tecnologia todos os dias. Desde a pesquisa na câmera, em que uma imagem é inserida como a consulta, até o salvamento de pins, sinais visuais alimentam a pesquisa, as recomendações e os resultados no Pinterest.

Graças à nova e aprimorada experiência com o Lens, os usuários podem transformar fotos salvas em rolos de câmera ou fotos recém-capturadas em pins e compartilhá-las em um quadro para posteridade. O Lens sugere itens relacionados a essas fotos e outras que foram tiradas no mundo real. E quando o Lens é usado em um pin de moda ou doméstico, ele cria um pin de produto que pode ser comprado junto com ideias visualmente semelhantes para experimentar ou comprar.

O que mostram as estatísticas da rede social

De acordo com um estudo do GroupM encomendado pelo Pinterest, 80% dos usuários do Pinterest começam com pesquisa visual ao fazer compras. Isso em comparação com 58% dos que não são do Pinners. Enquanto isso, entre 61% e 49% dizem que a pesquisa visual “eleva sua experiência” enquanto navegam na loja. Da mesma forma, dizem que ajuda eles a desenvolverem um melhor relacionamento com as marcas.

O Pinterest escreveu:

Essas são as nossas atualizações mais recentes que facilitam a compra e a inspiração, quer essa inspiração acenda no Pinterest ou no mundo real.

Após sua oferta pública inicial (IPO), o Pinterest concentrou sua atenção cada vez mais nas marcas, e não é difícil entender o porquê. Segundo estimativas, 59% dos millennials descobriram produtos no Pinterest, colocando a plataforma em pé de igualdade com o Instagram. E as pesquisas da Oracle Data Cloud revelam que os usuários do Pinterest gastam 29% mais enquanto compram do que os não usuários.

Por fim, o Lens Your Look, que permite tirar uma foto de uma peça de roupa e encontrar opções semelhantes, lançado em 2017, ficou totalmente automatizado no mês passado. Essas atualizações coincidiram com os recursos expandidos de compra e venda de produtos, como Catálogos. Eles que permitem que os usuários convertam todo o seu estoque em pins compráveis. Além disso, junto com essas recomendações, foram reveladas atualizações que exibem resultados semelhantes aos pins salvos dos usuários. Dessa forma, eles são preenchidos dinamicamente com base no inventário disponível dos comerciantes com pins compráveis. Igualmente, há os Produtos Relacionados, que aparecem em pins do produto para exibir itens enviados por marcas.

Se gostou de conhecer o Lens do Pinterest, não deixe de compartilhar!

Fonte: Venture Beat

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