Kernel-List-Full

Após atualizar o sistema operacional nos deparamos com a situação onde a partição /boot está próximo dos 100% de uso. Isso também pode causar outro problema onde o kernel nem atualiza devido a falta de espaço no /boot. Ou também temos uma lista enorme de versões de kernel que nem sempre usamos na listagem do grub2. Como liberar espaço na partição /boot do CentOS, Fedora e Red Hat de forma rápida e segura? E como evitamos este tipo de problema futuramente?

Como liberar espaço na partição /boot do CentOS, Fedora e Red Hat de forma rápida e segura?

Em primeiro lugar execute todos os passos a seguir com o usuário root.

Depois instale o yum-utils, pacote onde está o comando package-cleanup que será utilizado para remover as antigas versões de kernel e liberar espaço no /boot, então utilize o comando abaixo:

yum install yum-utils -y
Lembrando que o parâmetro “-y” é para instalar o pacote sem necessidade de confirmação [y/n].

Depois execute o comando abaixo para remover todas as antigas versões de kernel, mantendo somente as duas últimas versões:

package-cleanup --oldkernels --count=2
Onde o parâmetro “–oldkernels” é o parâmetro em si para remover as versões antigas de kernel e o “–count=X” é a quantidade de versões que serão mantidos, mantendo sempre as mais novas.

Caso você queira evitar este problema futuramente, edite o arquivo /etc/yum.conf. O parâmetro abaixo limita a instalação quantidade de versões de pacotes instalados (em geral, não só o kernel). No caso abaixo para as duas últimas versões. Adicione ou modifique a linha abaixo:

installonly_limit=2

Para finalizar, execute o comando abaixo para atualizar a tela inicial do grub2:

grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
Parâmetro “-o” é para gerar o arquivo com a nova listagem das versões do kernel e será salvo no arquivo padrão, localizado em /boot/grub2/grub.cfg.

Desta maneira é possível ganhar espaço no /boot e ainda por cima remover as versões antigas de kernel de forma segura, rápida e prática.

Até a próxima!

 

LuKazHiro
Entusiasta Linux desde a época em que as distribuições eram vendidas em CD's nas bancas de jornais. Formado em Ciência da Computação, certificado LPIC-3 e RHCE. Estudante constante de tecnologia, sempre procurando, ensinando e aprendendo com a galera!

10 comandos básicos que todo iniciante deve conhecer

Previous article

Adivinhação de senha foi usada para invadir Github do Gentoo

Next article

You may also like

More in Dicas