Libreboot 20230319 lançado com suporte para ThinkPad T530/W530

Saiba como deve funcionar este recurso.

O Libreboot 20230319 foi lançado como o downstream do Coreboot focado em fornecer apenas substituições de firmware de código aberto puro para plataformas BIOS/UEFI proprietárias em comparação com todos os blobs permitidos no Coreboot upstream.

O último lançamento do Libreboot, versão 20221214, foi lançado em 14 de dezembro de 2022. Este novo lançamento, Libreboot 20230319, foi lançado hoje, 19 de março de 2023.

O Libreboot fornece firmware de inicialização para máquinas x86/ARM suportadas, iniciando um gerenciador de inicialização que então carrega seu sistema operacional. Ele substitui o firmware proprietário do BIOS/UEFI em máquinas x86 e fornece uma configuração aprimorada em chromebooks baseados em ARM suportados (carregador de inicialização U-Boot, em vez do gerenciador de inicialização depthcharge do Google). 

Em máquinas x86, os payloads coreboot GRUB e SeaBIOS são oficialmente suportados, fornecidos em várias configurações por máquina. Você pode encontrar a lista de hardware suportado na documentação do Libreboot.

Libreboot 20230319 lançado com suporte para ThinkPad T530/W530

O Libreboot 20230319 elaborou o código de inicialização de RAM adequado para plataformas Intel Haswell, como o Lenovo ThinkPad T440p/W541, corrigindo suspensão/retorno para sistemas Intel Haswell, atualizando contra instantâneos upstream Coreboot, GRUB e SeaBIOS mais recentes, ThinkPads baseados em Intel GM45 agora padrão para 256 MB de memória de vídeo alocada em vez de 352 MB para evitar vários problemas e várias outras correções.

Antigo notebook ThinkPad. Libreboot 20230319 lançado com suporte para ThinkPad T530/W530.

As novas portas Libreboot com esta versão incluem os laptops Lenovo ThinkPad T530 e W530. Sim, eles são os modelos de laptop ThinkPad da era Intel Ivy Bridge, mas pelo menos são capazes de rodar com este substituto de firmware de software gratuito.

As mudanças podem ser resumidas, assim:

  • Código raminit LIBRE agora disponível, em placas Haswell (ThinkPad T440p e ThinkPad W541). Isso está usando patches de Angel Pons (inferno no coreboot IRC), que ainda estão em revisão no coreboot master. As configurações antigasmrc.bin que usam para raminit ainda estão disponíveis, portanto, esta versão contém ROMs com libre raminit e ROMs com blob raminit. As razões são explicadas abaixo.
  • S3 CORRIGIDO suspender/retomar em Haswell (T440p/W541) – mas apenas em configurações que usam mrc.bin. As imagens com libre MRC ainda têm S3 quebrado. S3 suspend/resume é o que as pessoas chamam de modo de suspensão e despertar do modo de suspensão .
  • Forçar o modo de exibição do console no GRUB : Isso corresponde à configuração GRUB_TERMINAL=console que você pode encontrar em /etc/default/grub uma máquina Linux. No Libreboot, alternar os modos VGA/texto não é suportado, ele fica preso em um modo até que o Linux/BSD Kernel Mode Setting assuma. Com esta alteração para GRUB, a alternância do modo VGA do GRUB é desativada. Isso pode fazer com que alguns menus do instalador de distribuição do Linux funcionem um pouco melhor.
  • Novas portas: Thinkpads Lenovo T530 e W530 adicionados.
  • Bump coreboot revision : revisão de fevereiro de 2023 para a maioria das placas x86, incluindo Haswell (T440p/W541) quando mrc.bin está em uso; Haswell (T440p/W541) configurações que não usam mrc.bin (e em vez disso usam o código de substituição libre do Angel), atualmente é baseado no coreboot de meados de 2022 porque é nisso que os patches ainda não mesclados do Angel são baseados (em relação ao branch master do coreboot )
  • Melhore a revisão do GRUB: revisão de fevereiro de 2023 agora, em todas as placas.
  • Revisão do SeaBIOS de aumento: revisão de fevereiro de 2023 agora, em todas as placas.
  • grub.cfg: atraso de inicialização de 5 segundos, em vez de 10 segundos.
  • Thinkpads GM45: o padrão é 256 MB de VRAM, o que é mais estável do que a configuração anterior de 352 MB. Muitos relatórios de usuários indicaram problemas de desempenho quando a configuração de 352 MB foi usada.
  • Tratamento mais rigoroso do status de saída em lbmk. Mais erros resultam em uma saída forçada do que antes, evitando que o processo de compilação continue erroneamente.
  • Verificações de falhas corrigidas no sistema de compilação do Libreboot, ao verificar quais utilitários coreboot são necessários (por exemplo, cbfstool, ifdtool)
  • util/nvmutil: refatorou massivamente a base de código, tornando-a mais eficiente e correta.

Downloads e mais detalhes sobre o lançamento do Libreboot de hoje via libreboot.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile