Libreboot 20230423 permite que mais algumas placas sejam executadas em firmware totalmente de código aberto

Veja as novidades

O Libreboot é uma versão downstream do Coreboot com foco em garantir 100% de suporte de firmware de sistema de código aberto sem nenhum blob binário. Neste final de semana, foi lançado com um novo recurso e o Libreboot 20230423 permite que mais algumas placas sejam executadas em firmware totalmente de código aberto.

Faz apenas dez dias desde o lançamento anterior do Libreboot, enquanto algumas novas placas-mãe e laptops foram adicionadas nos últimos dias para justificar o lançamento do Libreboot 20230423 de agora. 

Como infelizmente é o caso, essas novas portas são para sistemas antigos devido a plataformas mais recentes sobrecarregadas por componentes de firmware somente binários e outras dores de cabeça para aqueles que trabalham no Libreboot.

Libreboot 20230423 permite que mais algumas placas sejam executadas em firmware totalmente de código aberto

O Libreboot 20230423 adiciona suporte para o PC pequeno HP Elite 8200 que já foi comum em muitos ambientes empresariais/educacionais. Esse PC SFF da era Intel Sandy Bridge agora pode ser executado em firmware de sistema totalmente de código aberto.

Outra novidade deste lançamento é o suporte para laptop Dell Latitude E6400 para o antigo laptop da era Core 2 Duo, embora bem construído e ainda possa ser encontrado em alguns canais de varejo usados. 

Embora a configuração padrão com apenas 2 GB de RAM DDR2 seja de pouca utilidade nos dias de hoje.As portas mais recentes para o Libreboot são para os laptops HP Elitebook Folio 9470M e EliteBook 2560P. Estes são os sistemas da era Intel Sandy Bridge e Ivy Bridge.

A versão Libreboot 20230423 também possui várias correções/atualizações do sistema de compilação e outras pequenas alterações para esta atualização de lançamento de uma semana e meia. Downloads e mais detalhes sobre o novo lançamento do Libreboot via Libreboot.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile