Libreboot 20231021 adiciona novos laptops e desktops/placas-mãe para teste

Saiba quais são os novos modelos com suporte.

O Libreboot 20231021 adiciona novos laptops e desktops/placas-mãe para teste. Libreboot 20231021 foi publicado para teste como o mais novo downstream do Coreboot focado em fornecer apenas suporte de software totalmente gratuito para firmware do sistema com requisitos de código aberto mais rigorosos do que o próprio Coreboot.

A versão Libreboot 20231021 incorpora suporte para laptops HP EliteBook 2170p, HP EliteBook 8470p e Dell Latitute E6430. Além disso, também há suporte para o desktop Dell Precision T1650. Todos esses são sistemas antigos da era Intel Ivy Bridge.

Com a idade, eles podem trabalhar em firmware de software totalmente gratuito. Porém, ao mesmo tempo, o hardware é muito antigo, o desempenho é terrivelmente lento para os padrões de 2023, e especialmente mais se considerarmos todas as mitigações de segurança da CPU necessárias para esses processadores antigos. Mas, por enquanto, esse é o nome do jogo: ter que confiar em plataformas de hardware mais antigas se quiser firmware livre de blob, com poucas exceções.

Libreboot 20231021 adiciona novos laptops e desktops/placas-mãe para teste

Esta versão do Libreboot 20231021 também restaura o suporte para as placas-mãe ASUS KFSN4-DRE, ASUS KCMA-D8 e ASUS KGPE-D16 para desktops/estações de trabalho. Para aqueles que desejam rodar sistemas AMD Opteron muito antigos em nome de software livre, a nova versão do Libreboot restaura o suporte lá.

A nova versão do Libreboot também adiciona suporte ao GRUB LUKS2, traz várias melhorias no sistema de compilação, atualiza o U-Boot incorporado e muito mais.

Introdução

“Esta nova versão, Libreboot 20231021, lançada hoje, 21 de outubro de 2023, é uma nova versão de teste do Libreboot. A versão anterior foi Libreboot 20230625, lançada em 25 de junho de 2023.

Libreboot fornece firmware de inicialização para máquinas x86/ARM suportadas, iniciando um bootloader que então carrega seu sistema operacional. Ele substitui o firmware BIOS/UEFI proprietário em máquinas x86 e fornece uma configuração aprimorada em Chromebooks baseados em ARM suportados (bootloader U-Boot, em vez do bootloader de carga profunda do Google). Em máquinas x86, as cargas de coreboot GRUB e SeaBIOS são oficialmente suportadas, fornecidas em configurações variadas por máquina. Ele fornece um sistema de compilação automatizado para configuração e instalação de imagens ROM do coreboot, tornando o coreboot mais fácil de usar para pessoas não técnicas. Você pode encontrar a lista de hardware suportado na documentação do Libreboot.

O principal benefício do Libreboot 20231021 é maior velocidade de inicialização, melhor segurança e mais opções de personalização em comparação com a maioria dos firmware proprietários. Como um projeto de software livre, o código pode ser auditado e o coreboot audita regularmente o código. O outro benefício principal é a liberdade de estudar, adaptar e compartilhar o código, uma liberdade negada pela maioria dos firmware de boot, mas não pelo Libreboot! A inicialização do Linux/BSD também é bem suportada.

Novas placas-mãe agora suportadas:

O foco principal desta versão foram melhorias no sistema de compilação e novos recursos do sistema de compilação. No entanto, estas placas foram adicionadas ao Libreboot 20231021:

Esta versão também adiciona novamente as seguintes placas, que também estiveram presentes em uma versão experimental em 10 de julho de 2023, logo após o lançamento 20230625; então, o lançamento de hoje é a primeira versão principal do Libreboot para adicioná-los novamente:

  • ASUS KFSN4-DRE (desktop/estação de trabalho)
  • ASUS KCMA-D8 (desktop/estação de trabalho)
  • ASUS KGPE-D16 (estação de trabalho/servidor)

As três placas ASUS readicionadas estão usando coreboot 4.11_branch, com várias correções que fiz em julho de 2023, corrigindo erros de compilação para que sejam compilados corretamente em distros/toolchains modernos. Mais informações podem ser encontradas em um artigo de notícias anterior: ASUS KGPE-D16, KCMA-D8 e KFSN4-DRE adicionados novamente ao Libreboot.

Aqueles que desejam saber mais sobre a nova versão de teste do Libreboot 20231021 podem fazê-lo em Libreboot.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile