LibreELEC 11 Beta 1 é o sistema operacional Linux desenvolvido com base no Kodi 20

Ele adiciona HDR para Intel e AMD.

Com base no lançamento do software Kodi 20 HTPC/PVR lançado no início deste mês, o LibreELEC 11 Beta 1 encontra-se disponível como uma distribuição Linux construída em torno do Kodi 20.

O LibreELEC é uma distribuição Linux focada em servir como um sistema operacional básico como dispositivo de software para executar o media player Kodi. LibreELEC 11 Beta 1 lançado como sistema operacional Linux construído em torno do Kodi 20

A principal mudança com o LibreELEC 11 está mudando para o software upstream Kodi 20. O LibreELEC 11 Beta 1 restaurou o suporte para algumas placas Amlogic Arm mais antigas, agora usa a pilha de gráficos GBM/V4L2 em x86_64, é assim que fazem há muito tempo com o hardware Arm e outras alterações.

LibreELEC 11 Beta 1 é o sistema operacional Linux desenvolvido com base no Kodi 20

É notavél ao seguir a rota de apenas GBM/V4L2 em x86_64 é que, ao usar gráficos AMD Radeon ou Intel, o suporte de alta faixa dinâmica (HDR) deve funcionar em conjunto com o suporte Kodi 20. 

A pilha de gráficos baseada em X11 mais antiga permanece disponível para suporte de driver proprietário da NVIDIA, se for necessário executar o navegador da web Chrome ou se houver alguma falha com a pilha GBM/V4L2.

Downloads e mais detalhes sobre o lançamento do LibreELEC 11 Beta 1 via libreelec.tv.

Coreboot 4.19 lançado com placa-mãe AMD Mayan e placa MSI Alder Lake

O Coreboot 4.19 agora está disponível como a última versão marcada para este proeminente projeto de código aberto, permitindo que várias placas-mãe com seu firmware/BIOS proprietário sejam substituídas por esta solução de software livre.

O Coreboot 4.19 marca o ponto em que eles terminaram de converter o código da sintaxe ASL herdada para todo o uso da sintaxe ASL 2.0, tratamento SMBIOS limpo e aprimorado, um novo driver EC para o controlador integrado usado em diferentes laptops Clevo e vários outros melhorias de nível. O Coreboot 4.19 também adiciona suporte para várias novas placas-mãe. 

O mais importante da placa é o Coreboot 4.19 é o suporte para o MSI PRO Z790-A WiFi DDR5 placa-mãe complementando o suporte DDR4 anterior. Isso se deve ao trabalho realizado pela 3mdeb em seu Dasharo downstream e ao upstream do código WiFi MSI PRO Z690-A no upstream Coreboot.

LibreELEC 11 Beta 1 lançado como sistema operacional Linux construído em torno do Kodi 20

Esta placa-mãe Alder Lake/Raptor Lake está prontamente disponível em canais de varejo por cerca de US $ 200, se você quiser experimentar facilmente o Coreboot. 

Minha experiência com o Coreboot usando a placa-mãe MSI DDR4 está indo bem.Outras novas placas-mãe agora suportadas incluem a placa-mãe de desenvolvimento AMD Mayan para seu Phoenix SoC, a Gigabyte H61M-DS2 para antigas CPUs Sandy Bridge/Ivy Bridge, uma variedade de Google Chromebooks, a plataforma de referência Meteor Lake da Intel, o Star Labs StarBook Mk VI e os laptops System76 Darp8/Galp6.

Junto com a placa-mãe AMD Mayan, o suporte AMD Glinda SoC está disponível para o Coreboot 4.19.O Coreboot 4.19 elimina várias placas-mãe não mais mantidas, como muitas plataformas de referência antigas da AMD, ASRock E350M1, ASrock IMB-A180, ASUS A88XM-E, ASUS AM11-A, ASUS F2A85-M, Lenovo AMD G505s e outras e placas sem manutenção.

O Coreboot 4.19 também atualiza de GRUB 2.04 para GRUB 2.06 para sua carga útil, bem como de SeaBIOS 1.16 para 1.16.1.

Downloads e mais detalhes sobre o Coreboot 4.19 via coreboot.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile