in

LibreELEC 9.2.1 adiciona suporte a WireGuard e melhorias no Raspberry Pi 4

Baseia-se na versão mais recente do Kodi 18.6.

LibreELEC 9.2.1 adiciona suporte a WireGuard e melhorias no Raspberry Pi 4

O LibreELEC, o fork OpenELEC de código aberto para dispositivos incorporados, foi atualizado para a versão 9.2.1 e adiciona várias melhorias e muitas outras alterações, principalmente em relação ao suporte a Wireguard e Raspberry Pi 4.

O LibreELEC 9.2.1 é a primeira grande atualização da série Leia, com base no software de mídia de código aberto Kodi 18 “Leia”. Baseia-se na versão mais recente do Kodi 18.6, que adiciona inúmeras correções de bugs e suporte ao protocolo VPN WireGuard nas configurações.

LibreELEC 9.2.1 adiciona suporte a WireGuard e melhorias no Raspberry Pi 4

LibreELEC 9.2.1 adiciona suporte a WireGuard e melhorias no Raspberry Pi 4

O suporte para computadores de placa única Raspberry Pi 4 também foi ligeiramente aprimorado nesta versão. Entre as alterações, os usuários agora podem usar o parâmetro hdmi_enable_4kp60=1 para ativar o suporte à reprodução de vídeo 4K. A opção hdmi_enable_4k=1 não é mais suportada.

Os novos recursos de vídeo em 4K ainda têm muitas arestas a serem suavizadas, mas os desenvolvedores da Pi Foundation vêm enviando correções para a equipe de teste a uma taxa fenomenal no último mês e isso continuará à medida que a base de usuários se expandir, explicam os desenvolvedores.

Outras novidades

Também foi aprimorado para os dispositivos Raspberry Pi 4 o suporte à decodificação HEVC, que agora é feito por hardware e não por software. O suporte à reprodução em Full HD (1080p) permanece igual ao dos modelos Raspberry Pi 3B e 3B +.

Além disso, o LibreELEC 9.2.1 ainda está usando a série de kernel Linux 4.19 LTS para dispositivos Raspberry Pi, porém, com algumas adições para melhorar a experiência. Para dispositivos x86/64 genéricos, esta versão é fornecida com a série de kernel Linux 5.1.

No futuro, o LibreELEC também poderá adicionar suporte para inicialização de áudio, rede e USB HBR e suporte HDR para placas Raspberry Pi 4. No entanto, essas alterações não serão possíveis sem um grande aumento no kernel Linux e a ajuda do Raspberry Pi Foundation.

As imagens estáveis do LibreELEC 9.2.1 estão disponíveis para download agora no site oficial. Assim, os usuários terão seu banco de dados de mídia Kodi atualizado automaticamente durante a próxima reinicialização.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Darktable 3.0.2 RAW Image Editor melhora o suporte à câmera

Lançada a versão 3.0.1 do Darktable RAW Image Editor

Conheça o Steam Cloud Play, aposta da Valve para jogar em streaming

Steam Play Proton 5.0-4 corrige Origin, GTA V, Denuvo e outros