in

LibreOffice 6.3 Office Suite é lançado

Disponível para sistemas GNU/Linux, Mac e Windows.

LibreOffice está na Microsoft Store

A Document Foundation lançou a suíte de escritório de código aberto e multiplataforma do LibreOffice 6.3 para os sistemas operacionais Linux, Mac e Windows. Portanto, o LibreOffice 6.3 Office Suite é lançado oficialmente cheio de novidades interessantes aos usuários.

A terceira maior atualização completa da série mais recente do LibreOffice 6, o LibreOffice 6.3, vem exatamente seis meses após o lançamento do LibreOffice 6.2. Então, ele adiciona melhor desempenho, maior interoperabilidade com formatos de documentos proprietários, bem como um conjunto de novos recursos e outras melhorias.

A suíte de escritório do LibreOffice 6.3 será suportada pelos próximos dez meses com atualizações menores de manutenção até 29 de maio de 2020. A Document Foundation planejou um total de seis lançamentos de pontos para o LibreOffice 6.3. Porém, atualmente recomenda aos usuários a série LibreOffice 6.2 para estabilidade extra em ambientes de produção.

LibreOffice 6.3 Office Suite é lançado com muitas novidades

O LibreOffice 6.3 vem com uma mudança importante para os usuários do Linux, ou seja, ele não é fornecido com binários de 32 bits para sistemas operacionais baseados em Debian ou Red Hat. A Document Foundation está empenhada em dar suporte a sistemas de 32 bits por mais alguns meses. Portanto eles recomendam a ramificação do LibreOffice 6.2.x para instalações de 32 bits.

Os novos recursos da versão do Office LibreOffice 6.3 incluem:

LibreOffice 6.3 Office Suite é lançado

  • uma versão Tabbed Compact da interface do usuário do NotebookBar para Writer, Calc, Draw e Impress. Isso beneficiará os usuários com laptops widescreen, junto com uma nova interface de usuário Contextual Single para o Writer e componentes do Draw;
  • A interoperabilidade do Microsoft Office foi aprimorada no LibreOffice 6.3 para suportar a exportação de modelos de documento DOTX e modelos de planilha XLSX, importação de gráficos de formas de grupo DOCX drawingML, importação e exportação de arquivos SmartArt de PPTX e edição no PowerPoint;
  • Também há melhor interoperabilidade com tabelas PXTX XLSX;
  • suporte aprimorado para exportar documentos como arquivos PDF suportando o padrão de formato de documento PDF/A-2;
  • o menu Formulário foi adicionado ao Writer para um novo design de formulários PDF editáveis;
  • ??e o LibreOffice agora permite você remova ou oculte informações confidenciais antes de exportar ou compartilhar documentos.

Outras mudanças no LibreOffice 6.3

LibreOffice 6.3 Office Suite é lançado

O LibreOffice 6.3 também adiciona aprimoramentos de desempenho ao Writer e Calc. Assim, há  um salvamento mais rápido de planilhas do Calc como arquivos XLS. Da mesma forma, suporte a diferentes marcadores em arquivos de texto, carregamento e renderização mais rápidos de arquivos Calc com VLOOKUP, suporte a grandes planilhas ODS/XLSX e suporte para tabelas e fontes incorporadas.

Por último, o LibreOffice 6.3 introduz um novo widget suspenso na barra de fórmulas do Calc. Assim, permite que os usuários acessem mais rapidamente as funções usadas com mais frequência, juntamente com uma nova função FOURIER para calcular a transformação de Fourier. Um modo de console adequado também está disponível para usuários do Windows. Ele deve melhorar as operações de conversão e impressão em lote.

Mais informações e onde baixar o LibreOffice 6.3

O LibreOffice 6.3 representa uma versão de ponta do popular pacote de escritório. Então, é recomendado apenas para entusiastas de tecnologia e usuários avançados que desejam os recursos mais recentes. Mais detalhes sobre o lançamento do LibreOffice 6.3 podem ser encontrados em seu blog oficial e nas notas de lançamento.

O LibreOffice 6.3 está imediatamente disponível no seguinte link:

LibreOffice 6.3

Da mesma forma, as versões do código fonte mais recente do LibreOffice Online estão em:

LibreOffice Online

O LibreOffice Online é fundamentalmente um serviço de servidor. Portanto, deve ser instalado e configurado adicionando armazenamento em nuvem e um certificado SSL. Além disso, pode ser considerado uma tecnologia capacitadora para os serviços em nuvem oferecidos pelos ISPs ou pela nuvem privada de empresas e grandes organizações.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Você poderá jogar Dark Envoy no Linux

Você poderá jogar Dark Envoy no Linux

Google libera beta final do Android Q para testes

Google libera beta final do Android Q para testes