in

LibreOffice 7.0 Git adiciona suporte à renderização de texto com base no Skia

O Skia é considerado mais moderno.

Projeto leva Microsoft Office ao Ubuntu 20.04
Trabalhar com documentos do Microsoft Office ainda é difícil em outras plataformas, apesar das melhorias de compatibilidade em alternativas como o LibreOffice.

Com o LibreOffice 7.0 em desenvolvimento, uma das principais mudanças é usar a biblioteca Skia do Google e, com isso, o suporte à renderização da Vulkan. Essa implementação inicial estava usando o Skia para desenhar a interface do usuário e agora também está assumindo a funcionalidade de renderização de texto.

LibreOffice 7.0 Git adiciona suporte à renderização de texto com base no Skia

LibreOffice 7.0 Git adiciona suporte à renderização de texto com base no Skia

Os desenvolvedores do LibreOffice começaram a receber o suporte de renderização de texto Skia para o pacote de escritório de código aberto. Até agora, a renderização de texto do Skia está conectada ao Microsoft Windows e ao uso do X11 no Linux.

Luboš Lunák, da Collabora, explicou em um dos patches

A maneira baseada no Cairo reutiliza o código usado para o OpenGL, mas é desnecessariamente complicado, uma vez que o próprio Skia também é capaz de renderizar texto. Isso requer um pequeno patch para o Skia, para que ele use o FcPattern que usamos para selecionar uma fonte.

A renderização de texto acionada pelo Skia ainda deve ser aprimorada. Assim, no momento, pode parecer um pouco mais leve que a renderização baseada no Cairo.

Após o encanamento da renderização de texto para X11 e Windows, o código da Skia foi atualizado com o código mais recente encontrado no Chrome 82

O LibreOffice 7.0 será lançado no início de agosto com esse suporte Skia e Vulkan, além de processamento de arquivos XLSX mais rápido, outras melhorias de desempenho, escalonamento HiDPI para Qt5 e ajustes contínuos na interface do usuário.

O LibreOffice 6.5 foi a versão em desenvolvimento para suceder a 6.4, mas eles mudaram a nomenclatura para LibreOffice 7.0. A alteração foi feita no Git. O código Skia vai substituir o Cairo. O Skia é mais moderno e muito melhor mantido do que o Cairo. Então, por si só, é uma grande vitória. No entanto, o suporte do Vulkan o torna ainda mais interessante. Não há nenhum outro programa de escritório aberto ou proprietário com o suporte de desenho do Vulkan.

Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Microsoft Edge é o navegador que menos respeita a privacidade

Microsoft Edge é o navegador que menos respeita a privacidade

Google interrompe lançamentos do Chrome e Chrome OS

Google interrompe lançamentos do Chrome e Chrome OS