in

LibreOffice 7.0 RC1 lançado para testes

Também foi aberta a temporada de caça aos bugs.

The Document Foundation descarta uso da marca Personal Edition

Contagem regressiva: falta apenas um mês para o lançamento oficial da suíte de escritório LibreOffice 7.0, que teve hoje o primeiro Release Candidate (RC1) lançado para testes. Esta versão, como as demais, é totalmente gratuita, de código aberto e multiplataforma. A maior mudança no LibreOffice 7.0 é migrar do Cairo para o Skia para renderização da interface do usuário. No processo, isso significa oferecer suporte à aceleração opcional do Vulkan para o uso desta API gráfica moderna para renderização.

O LibreOffice 7.0 também fornece outras otimizações de desempenho, trabalho contínuo no HiDPI, especialmente com o código Qt5, remoção do suporte aposentado do Adobe Flash, várias melhorias no filtro de importação / exportação e outras alterações nesse pacote de escritório de código aberto.

LibreOffice 7.0 RC1 lançado para testes

Mais detalhes sobre as muitas alterações do LibreOffice 7.0 via notas de versão provisória. É lá que você fica sabendo, por exemplo, que o Writer implementou uma numeração preenchida nas listas. Além disso, o recurso não está limitado a listas. Assim, por exemplo, a numeração de páginas também pode usar preenchimento (apenas ODT).

LibreOffice 7.0 RC1 lançado para testes

Por outro lado, os marcadores e campos agora podem ser protegidos para impedir alterações acidentais. Do mesmo modo, houve correção na mala direta. Também há manipulação de texto girado aprimorada nas linhas da tabela do Writer com altura automática. e suporte implementado para texto semitransparente no Writer.

Agora, os marcadores podem ser exibidos em linha no texto, controlado pela Barra de Ferramentas Padrão  ? Alternar marcas e ferramentas de formatação  ? Opções …  ? LibreOffice Writer  ? Auxiliares de formatação  ? Marcadores.

Ajuda para testar o LibreOffice 7.0 RC1

Para realizar os testes, é muito simples. Basta baixar esta versão para várias plataformas pelo site da DocumentFoundation.org. O LibreOffice 7.0.0 pretende ser lançado no início de agosto. São esperados pelo menos mais dois candidatos a lançamento ainda este mês. Hoje também foi aberta uma nova temporada de procura de bugs. Esse processo deve durar até a chegada da versão estável.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.