Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

19/08/2021 às 09:00

9 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

LibreOffice 7.2 já está disponível para download

Veja o que há de novo.

LibreOffice 7.2 lança primeira atualização e corrige mais de 85 bugs

A Document Foundation anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade do pacote de escritório de código-fonte aberto, gratuito e multiplataforma LibreOffice 7.2 para sistemas GNU/Linux, macOS e Windows.

Com mais de seis meses de trabalho, o LibreOffice 7.2 está aqui como uma grande atualização com vários novos recursos e melhorias em todos os componentes principais, como Writer, Calc, Chart, Math, Base, Impress e Draw. Novamente, estamos falando sobre a versão LibreOffice 7.2 Community, a suíte de escritório gratuita com suporte de voluntários para produtividade de desktop.

Os destaques da versão do LibreOffice 7.2 incluem:

LibreOffice 7.2 já está disponível para download
  • um novo HUD pop-up de comando (“Heads-up display”) para pesquisar e executar ações;
  • um novo tema do LibreOffice Dark;
  • painel Fontwork na barra lateral, seletor de estilo de rolagem na IU do NotebookBar;
  • uma nova lista visualização para a caixa de diálogo de modelos;
  • suporte nativo para chips Apple M1;
  • e um inspetor de objetos UNO integrado em “Xray”.

Também há suporte aprimorado para formatos de metarquivo EMF/WMF;

  • aprimoramentos para OLE vinculado em documentos;
  • melhorias no backend de desenho baseado em Skia;
  • melhor velocidade de desenho de imagens grandes;
  • velocidade de renderização de texto aprimorada ao usar fallback de fonte;
  • velocidade de troca aprimorada e consumo de memória de gráficos;
  • bem como velocidade de carregamento de documentos aprimorada usando crc32 otimizado para zlib.

LibreOffice 7.2 Office já está disponível para download

Para o LibreOffice Writer, esta versão adiciona suporte para preenchimentos de fundo para cobrir páginas inteiras, além de margens, suporte de margem para estilos de página, um novo aviso na mala direta sobre fontes de dados inexistentes, sombras de campos de metadados de cores personalizadas, bem como metadados RDF suporte no Inspetor de estilo.

Além disso, o Writer obtém melhorias de bibliografia, dados de papel de etiqueta e cartão de visita para usuários japoneses, melhor suporte para células mescladas na pintura de borda de tabela compatível com o Word, exportação de PDF aprimorada para documentos contendo links entre âncoras e notas de rodapé ou notas finais e suporte para lista strings de formato em arquivos ODT.

Para o LibreOffice Calc, há a capacidade de filtrar por cor no AutoFiltro, suporte para legendas em tabelas HTML listadas na caixa de diálogo Dados externos, formato de data misto para formato de célula em localidades japonesas, suporte para o algoritmo de soma Kahan, cursor ‘fat-cross’ nas opções e a capacidade de selecionar o tipo nas linhas de tendência “Média móvel”.

Além disso, o Calc agora vem com uma caixa de diálogo Colar especial redesenhada, novas opções “Selecionar apenas linhas visíveis” e “Selecionar apenas colunas visíveis” para desmarcar células ocultas, funções de planilha aprimoradas, melhorias de entrada automática, bem como suporte aprimorado para arquivos XLSX.

Para o LibreOffice Impress & Draw, há vários novos modelos disponíveis na versão do LibreOffice 7.2, incluindo Candy, Freshes, Gray Elegant, Growing Liberty e Yellow Idea, suporte para várias colunas nas caixas de texto do LibreOffice e a capacidade de acessar diretamente o fator de escala através da barra de status.

O Impress & Draw também oferece desenho mais rápido de imagens semitransparentes, velocidade de renderização de slides aprimorada através da pré-busca de imagens grandes, verificação de assinatura de PDF baseada em PDFium, tempos de carregamento de documentos aprimorados, bem como desenho aprimorado e fixo de linhas tracejadas no modo de apresentação.

O LibreOffice Chart também foi atualizado com a capacidade de adicionar o nome da série a um rótulo de série de dados e a capacidade de selecionar o tipo para as linhas de tendência “Média móvel”, e o LibreOffice Math agora permite aos usuários dimensionar a caixa de entrada de código no painel de opções matemáticas , bem como da configuração de especialista.

Outras mudanças

Mais uma vez, muito esforço foi feito para tornar o pacote de escritório LibreOffice mais compatível com formatos de código-fonte fechado proprietário do pacote Microsoft Office.

Portanto, o LibreOffice 7.2 vem com melhorias significativas para a interoperabilidade com arquivos DOC legados, bem como os formatos de documentos DOCX, PPTX e XLSX mais modernos. Existem inúmeras melhorias e correções de bugs para os filtros de importação e exportação DOC, DOCX, XLSX e PPTX.

Graças à atividade de desenvolvimento focada de desenvolvedores voluntários e patrocinados, o LibreOffice 7.2 dá um passo significativo em termos de interoperabilidade transparente, enquanto mantém muitas vantagens em termos de resiliência, robustez e conformidade com os padrões, disse The Document Foundation.

Você pode baixar o LibreOffice 7.2 Community agora mesmo do site oficial , de graça. Esta edição chamada “Comunidade” é destinada a usuários domésticos ou organizações educacionais, enquanto as empresas precisam usar a família de aplicativos LibreOffice Enterprise de parceiros do ecossistema.

A série do pacote de escritório LibreOffice 7.2 terá o suporte da The Document Foundation com seis lançamentos de manutenção até 12 de junho de 2022.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.