in

LibreOffice 7 continua avançando no suporte à renderização Vulkan

Nova versão estável deve chegar em agosto.

LibreOffice 7.0 Git adiciona suporte à renderização de texto com base no Skia

Em novembro do ano passado, no código de desenvolvimento do LibreOffice, o Skia estava recebendo apoio para substituir o Cairo e, por sua vez, isso se abre para a renderização Vulkan dessa suíte de escritório de código aberto e plataforma cruzada. Deste modo, o LibreOffice 7 continua avançando no desenvolvimento e suporte à renderização Vulkan, o que faz a próxima versão ser um grande programa.

LibreOffice 6.5 é renomeado para 7 e continua avançando no suporte à renderização Vulkan

O Skia + Vulkan está sendo trabalhado no LibreOffice. De fato, a versão de estreia que seria o LibreOffice 6.5 foi renomeada para LibreOffice 7.0 como a versão atual agora em desenvolvimento após a recente versão do LibreOffice 6.4.

A liberação do LibreOffice 7.0 Alpha deverá ocorrer já no início de maio, enquanto que até o final desse mês haverá congelamento e ramificação de recursos. Betas e candidatos a lançamento acontecerão durante o inverno, ou seja, lá para junho e julho. Assim, o LibreOffice 7.0.0 será lançado na primeira semana completa de agosto.

O trabalho do Vulkan para o LibreOffice 7.0 está em andamento e mais algumas melhorias foram mescladas na semana passada. Os últimos acontecimentos incluem a criação de contexto Vulkan para Windows depois que esse código foi deixado de lado por engano até alguns dias atrás. Também é adicionado o suporte à lista negativa do Vulkan e o compartilhamento do arquivo OpenGL com o Skia/Vulkan.

Lista sem itens proibidos

LibreOffice 7 continua avançando no suporte à renderização Vulkan

A boa notícia é que, embora  tenha sido adicionada a função para permitir ao LibreOffice colocar na lista suja os drivers Vulkan, até agora não há nenhuma configuração do Vulkan na tal lista da suíte de escritórios. O SAL_SKIA = vulkan variável de ambiente para forçar o suporte ao Vulkan também está conectada na atividade mais recente do LibreOffice. Também há novas opções adicionadas à interface do usuário para forçar a ‘rasterização’ baseada em CPU do Skia.

Fonte: Phoronix

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Como instalar o Mini Diary no Linux: Um programa de diário seguro

Como instalar o Mini Diary no Linux: Um programa de diário seguro

Mesa 20.0 chega com o OpenGL 4.6 no RadeonSI, Vulkan 1.2 no Intel ANV e o RADV

Mesa 20.0 chega com o OpenGL 4.6 no RadeonSI, Vulkan 1.2 no Intel ANV e o RADV