LibreOffice adiciona recurso de pop-up inspirado na Microsoft

A próxima versão da suíte de escritório LibreOffice parece que virá cheia de novos recursos. A estreia oficial está marcada para agosto próximo. Assim, o novo LibreOffice 7.2 adiciona mais mudanças e um novo recurso de pop-up inspirado na Microsoft. Na verdade, se trata de um “Popup de comando” ou uma tela de alerta (HUD) para executar facilmente os comandos do LibreOffice.

Há meia década, o Microsoft Office oferece o recurso “Tell Me”, que é um campo de texto no qual o usuário pode inserir palavras e frases sobre o que deseja fazer ao editar ou criar um documento. Esse recurso Tell Me pode permitir o acesso rápido a diferentes comandos que, de outra forma, estão escondidos em menus diferentes.

LibreOffice adiciona recurso de pop-up inspirado na Microsoft

Depois que o recurso Tell Me foi adicionado ao Microsoft Office, em 2015 houve uma solicitação de recurso adicionado ao LibreOffice para adicionar um recurso semelhante ou algo como um “HUD” nativo do LibreOffice.

Ao longo dos anos, desde aquele relatório de bug original ou solicitação de recurso, houve muitas solicitações duplicadas para ter uma caixa de entrada simples para executar facilmente os comandos do LibreOffice e/ou tornar mais fácil a busca por comandos disponíveis.

Porém, somente agora em 2021 é que finalmente se materializou com o Popup de comando do LibreOffice. Assim, nesta semana, foi mesclado o Command Popup como uma nova janela que fornece funcionalidade semelhante ao HUD para pesquisar e executar comandos no LibreOffice. No entanto, esta é uma implementação inicial e ainda não está funcionando para todos os comandos, mas pelo menos está finalmente em andamento.

Procure o Command Popup e mais no LibreOffice 7.2, que deve ser lançado como estável em agosto.

LibreOffice 7.2 em versão Alpha

Antes do LibreOffice 7.2 Alpha desta semana e do congelamento e ramificação de recursos no mês que vem, o código de suporte do kit de ferramentas GTK4 vai fazer parte do pacote do programa de escritório de código aberto. Portanto, a nova versão do LibreOffice desenvolve código de suporte para GTK4 que poderá ser testada em breve.

Caolán McNamara da Red Hat tem liderado a tarefa de obter suporte do kit de ferramentas GTK4 adicionado ao LibreOffice com o impulso inicial ocorrido nesta semana.

Não fique muito animado no momento, pois ainda é um trabalho em andamento, mas parece caminhar bem o suficiente para fazer parte do LibreOffice 7.2 em vez de ser desviado para o próximo ciclo. O pull inicial de duas mil linhas de código em cima do suporte GTK3 existente minimizou a usabilidade dele. 

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile