in

LibreOffice deve ganhar nova versão online

Até o final do ano já poderemos testar oss novos recursos.

LibreOffice 7.1 Office Suite corrige mais de 90 bugs

Embora tenha existido o LibreOffice Online como uma versão colaborativa baseada na web fazendo uso do HTML5 Canvas para sua interface do usuário, não houve muita atividade recentemente fora da variante comercial do Collabora Online. No entanto, os desenvolvedores estão trabalhando em uma versão atual do LibreOffice para o navegador da web usando WebAssembly. Portanto, em breve, o LibreOffice deve ganhar nova versão online.

Os desenvolvedores Thorsten Behrens e Jan-Marek Glogowski apresentaram no FOSDEM Online 2021 do fim de semana passado sobre o trabalho que está sendo feito para portar o LibreOffice para funcionar normalmente com o WebAssembly para executar o pacote de escritório de código aberto dentro do navegador da web.

LibreOffice deve ganhar nova versão online

Em comparação com o LibreOffice Online/Collabora Online atual, a versão WebAssembly ainda estaria contida no navegador, mas permitiria que mais trabalho acontecesse no cliente ao invés da maior parte do trabalho ocorrendo no servidor. 

Executar o pacote de escritório online atual também pode ser caro, complexo em escala etc. Compilar o LibreOffice com o WebAssembly foi uma opção há muitos anos, quando o WASM ainda engatinhava como projeto. No entanto, agora eles estão fazendo progresso com o código-base moderno do LibreOffice e WASM.

Atualmente, a porta do LibreOffice WebAssembly está funcionando e tendo o melhor desempenho no Google Chrome e Chromium. Os desenvolvedores esperam que, em breve, o LibreOffice Writer funcione mais dentro do navegador. Além disso, seja renderizado em uma tela HTML5 interativamente. A meta até o final do ano é ter uma demonstração que também suporte edição criptografada ponta a ponta. Assim, este seria outro benefício que não está atualmente no LibreOffice Online.

Quem estiver curioso sobre a portabilidade do LibreOffice WebAssembly em 2021 podem ver este conjunto de slides (PDF) que mostra o status atual e os desafios. Outras palestras do LibreOffice do FOSDEM 2021 podem ser vistas em FOSDEM.org.

waze-integra-audible-em-dispositivos-android-e-ios

Waze integra Audible em dispositivos Android e iOS

helloSystem, uma distribuição BSD "pronta para usar" e com a cara do Mac OS X

helloSystem, uma distribuição BSD “pronta para usar” e com a cara do Mac OS X