LibreOffice mudará de numeração após o LibreOffice 7.6

Vem uma importante mudança por aí no programa mais usado como suíte de escritório no mundo Linux. O LibreOffice mudará de numeração após o LibreOffice 7.6, de acordo com um anúncio oficial. Uma pequena informação no anúncio de lançamento do LibreOffice 7.6 para aqueles que perderam e merecem ser mencionados especificamente. O sucesso do LibreOffice 7.6 não será a versão 7.7 ou v8.0, mas sim a versão 24.2. Porém, a mudança só deve ocorrer a partir de fevereiro do ano que vem.

Os desenvolvedores do LibreOffice estão migrando para um sistema de versionamento baseado em ano.mês. Assim, o próximo lançamento com cadência de lançamento baseada em seis meses será o LibreOffice 24.2 e, por sua vez, o LibreOffice 24.8, 25.2, 25.8, 26.2, etc. Devido à maturidade da base de código do LibreOffice, o sistema de versão atual não reflete realmente os principais alterações e, por sua vez, pode ser difícil justificar genuinamente o aumento do número significativo da versão. Ao mudar para um sistema de numeração baseado em calendário, ele agora está desacoplado dos recursos ou não dessa versão.

LibreOffice mudará de numeração após o LibreOffice 7.6

Houve algumas discussões internas sobre se deveria mudar para LibreOffice 2024.2, mas no final eles decidiram por um esquema baseado em YY.M. Também houve discussões sobre sempre aumentar o número da versão principal a cada novo lançamento, como o Firefox e o Google Chrome fazem agora, mas isso também foi decidido contra. Então, em fevereiro próximo, aguarde o LibreOffice 24.2.

O LibreOffice 7.6 agora está disponível para download como o último lançamento importante para esta suíte de escritório líder de código aberto que é amplamente usada na área de trabalho do Linux e em outros lugares.

O LibreOffice 7.6 está fornecendo melhorias de bibliografia no LibreOffice Writer, navegação de teclado aprimorada por meio de formulários do LibreOffice Writer, validação de entrada de fórmula aprimorada no LibreOffice Calc, suporte para gestos de zoom em touchpads, suporte para arquivos OOXML criados no formato Zip64, exportação de PDF agora é feita para PDF v1 .7 por padrão, PDFs marcados agora são produzidos por padrão e uma variedade de outras melhorias. Mais detalhes através das notas de lançamento.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile