LibrePlanet realiza encontro virtual

LibrePlanet realiza encontro virtual

Não é só Richard Stallman que está de volta à Free Software Foundation. Começou também neste final de semana a conferência LibrePlanet. A conferência ocorreu dias 20 e 21, ou seja, sábado e domingo, de forma virtual. Assim como em 2020, ela acontece inteiramente online. No ano passado, o número de casos de covid atingiu o local do evento, em Massachusetts, exatamente durante a realização da conferência. “Com apenas uma semana para descartar os planos que passamos a maior parte do ano fazendo, a Free Software Foundation (FSF) ainda conseguiu realizar uma programação cheia e vibrante e transmitida ao vivo usando apenas software livre graças à nossa equipe de tecnologia extremamente talentosa e dedicada, mas sabíamos que, com um pouco mais de tempo para planejar, poderíamos fazer ainda mais”.

Então, quando ficou claro que uma conferência presencial em Boston ainda não seria viável, a equipe tentou encontrar maneiras extras de tornar esta conferência especial e memorável.

Uma conferência totalmente online tinha algumas vantagens e algumas desvantagens: por um lado, descartar a necessidade de viajar significava que muitas vozes talentosas de todo o mundo poderiam apresentar palestras sem se preocupar com passagens de avião ou acomodações. Ainda melhor: enquanto a FSF sempre fez um esforço para tornar as atividades LibrePlanet disponíveis à distância, uma conferência totalmente online poderia receber participantes de qualquer lugar com uma conexão à Internet. 

Portanto, desta vez, apresentou palestrantes de todos os lugares, dos Estados Unidos à Índia, França, Espanha, Turquia e muito mais. Somente em uma manhã havia participantes de trinta e dois países diferentes! O número de inscritos também foi recorde com mais de 1.100.

LibrePlanet realiza encontro virtual com recorde de público e palestrantes

Por outro lado, perdeu a parte da interação física que somente é possível de forma presencial. Novas amizades e estreitamento de laços se tornaram impossíveis. É por isso que a conferência de 2021 incluiu um novo espaço chamado LibreAdventure. Feito usando um fork da versão gratuita mais recente do programa WorkAdventure, LibreAdventure forneceu salas de sessão física virtual, bem como uma sala de expositores, que abriu um chat de vídeo quando seu adorável avatar colidiu com outro avatar na tela. 

Um dia longo e muito interessante terminou com as palestras noturnas do presidente da FSF, Geoff Knauth, e do diretor executivo da FSF, John Sullivan. A palestra de Geoff enfatizou os valores-chave do software livre e a importância fundamental do software livre para nossos direitos como seres humanos. A palestra de John incluiu um anúncio de que a FSF priorizará o trabalho para trazer um leitor de e-books totalmente gratuito para o programa de certificação Respects Your Freedom, a fim de libertar os usuários do perigoso controle proprietário sobre o conhecimento e a cultura. 

Para participar, visite https://libreplanet.org/wiki/Group:Hardware/research/e-readers.

Finalmente, a cerimônia do Free Software Awards homenageou indivíduos e organizações que fortaleceram o movimento do software livre e usaram software livre em projetos de benefício social mais amplo.

Você pode saber mais sobre nossos vencedores e a apresentação aqui.

Já o segundo dia do LibrePlanet foi marcado pela capacitação de usuários nos espaços real e virtual. Além disso, receberam feedback sobre o primeiro dia totalmente on-line. Para mais detalhes, confira o artigo sobre o segundo dia da conferência.

Sair da versão mobile