in

Como limpar o cache DNS no Ubuntu e derivados

Você sabe quando fazer a limpeza do cache DNS no Ubuntu? Veja quando!

Como-limpar-o-cache-DNS-no-Ubuntu-flush-dns

Se você costuma alterar o DNS no painel da sua distribuição, ou no roteador é bom você começar a fazer a limpeza do cache DNS. Como também, as vezes um site troca de servidor ou IP e geralmente a propagação do novo IP/DNS demorar um pouco, cerca de 30 minutos. Saiba como limpar o cache DNS no Ubuntu e com alguns poucos comandos.

Isso não é um regra, existem pessoas que dizem que pode demorar até 72 horas para que a propagação ocorra totalmente, no entanto, é possível agilizar isso fazendo um procedimento chamado de “Flush DNS”, ele vai fazer com que erros ao tentar acessar sites ocorram, por isso nesta dica saiba como fazer o Flush DNS no Ubuntu e assim limpar o cache de DNS, e acabar de uma vez com erros 404 falsos.

Como limpar o cache DNS no Ubuntu e derivados

Para limpar o cache DNS definitivamente no Ubuntu, execute o comando abaixo:

sudo /etc/init.d/dns-clean restart

ou se preferir

sudo /etc/init.d/networking force-reload

Agora, se você estiver usando alguma versão baseada em versões anteriores do Ubuntu 14.04 no caso de servidores o comando para limpar o cache DNS é outro, seria o seguinte:

sudo apt-get update
sudo aptitude install nscd
sudo /etc/init.d/nscd restart

Caso você queira remover o NSCD execute o comando abaixo:

sudo aptitude remove nscd

Esperamos ter ajudado você. Este comando não causa nenhuma alteração significativa no sistema. Caso você tenha entrado neste post em busca de servidores DNS, nós preparamos uma lista com os melhores servidores de DNS, e o melhor, os mais recentes e até os gratuitos já conhecidos por muitos.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

apache-migra-para-o-github

Apache migra para o GitHub

Como-corrigir-Realtek-RTL8723BE-onde-o-sinal-fica-fraco

Como corrigir Realtek RTL8723BE onde o sinal fica fraco