in

Linguagem de programação C faz 50 anos e está no topo das paradas novamente

Mas isso não significa que nada muda no mundo da codificação.

Linguagem de programação C faz 50 anos e está no topo das paradas novamente

O mundo da tecnologia nunca avançou tanto em tão pouco tempo. No entanto, algumas coisas parecem ter vindo para ficar por um longo período. É o caso de linguagens de programação mais tradicionais. Afinal, qual está no top mais mundial? Seria a JavaScript para a web? Ou os cientistas de dados preferem Python? A resposta é não. De acordo com a software house suíça Tiobe, a linguagem de programação C de quase 50 anos está no topo das paradas de sucesso novamente. 

A linguagem C vem do Bell Labs e foi criada há quase 50 anos, em 1972, pelo cientista da computação americano Dennis Ritchie. Ele também é um dos criadores do sistema operacional Unix. 

Ritchie morreu em 2011, C mas deixou o legado na programação. É também uma linguagem próxima ao hardware, requer memória mínima e não necessita de um compilador para rodar em um processador. 

Linguagem de programação C faz 50 anos e está no topo das paradas novamente

C, uma linguagem de uso geral, foi responsável por 16,34% de todas as pesquisas que Tiobe rastreou em mecanismos de pesquisa, incluindo Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu. C em fevereiro de 2021 estava à frente de Java, Python , C ++ descendente de C e C # da Microsoft. 

Atualmente, engenheiros da Amazon, Microsoft e Google estão interessados ??no Rust, uma linguagem criada pelo fabricante do Firefox Mozilla. Promete ajudar a corrigir alguns dos problemas de segurança relacionados à memória que vêm com o código C e C ++.  

No entanto, C é a fonte das 10 principais linguagens. Além disso, é relativamente estável em comparação com outras, de acordo com o chefe do Tiobe, Paul Jansen. 

“Alguns dizem que a indústria de TI está mudando continuamente. Todos os dias, uma nova palavra da moda de TI aparece em algum lugar. Mas se olharmos mais de perto os 8 principais do índice TIOBE, parece que não mudou nos últimos 7 anos”, ele disse. 

Isso não significa que o mundo da linguagem de programação não mudou, ele aponta. 

É claro que mudou. Exceto a linguagem C, todas as linguagens de programação entre as 8 principais estão lançando novas versões com frequência. Por exemplo, C #, que lança uma atualização de linguagem quase todos os anos. Ou JavaScript, que muda tão rápido que quase ninguém consegue acompanhar . C ++ está mudando com menos frequência (uma vez a cada 3 anos), mas seu último lançamento contém a introdução de módulos, o que causará uma grande mudança na programação C ++, disse ele.

Jansen observa que as 8 principais linguagens de programação são estáveis. No entanto, as posições 9 e 10 mudam com frequência. 

As linguagens que ocuparam essas posições incluem linguagem de banco de dados SQL, Assembly, linguagem estatística R, Groovy compatível com Java, linguagem de programação de sistemas Go do Google e linguagem de desenvolvimento de aplicativos da Apple Swift. 

A única mudança notável no índice de fevereiro de 2021 de Tiobe é que o Java saiu do primeiro lugar em comparação com o ano passado. Java foi responsável por 11,29% das pesquisas e diminuiu 6,07% em relação a este mês do ano passado. 

Veja mais detalhes neste link.

ZDNet

chromecast-com-google-tv-recebe-atualizacao-para-reduzir-travamentos

Chromecast com Google TV recebe atualização para reduzir travamentos

lg-nega-rumores-de-que-teria-cancelado-seu-telefone-rolavel

LG patenteia um smartphone rolável com uma tela secundária