in

Linguagem de programação Perl atualiza da versão 5 para 7

O perl está completando 26 anos este ano.

Linguagem de programação Perl atualiza da versão 5 para 7

Depois de quase 26 anos após o seu lançamento, o Perl finalmente atualiza seu número de versão principal do Perl 5 para o Perl 7. Falando na Conferência Perl na Nuvem , o líder do projeto Sawyer X disse que o Perl 7 seria inicialmente o Perl 5.32, lançado em 20 de junho, mas com alguns novos padrões.

Exemplos dos novos padrões a serem ativados incluem forçar o uso de stricts e avisos de linguagem. Sawyer X afirma que o restante ainda não foi determinado, mas “definitivamente não” seria semântica unicode.

O Perl 7 terá um modo de compatibilidade para que o código mais antigo ainda possa ser executado, enquanto o Perl 5 entrará em suporte de longo prazo. Espera-se que o Perl 7 esteja disponível em menos de um ano. No entanto, haverá um esforço para concluir a mudança na metade do tempo, disse Sawyer X.

Espera-se que esse suporte seja diminuído entre 2025 e 2030, permitindo que as organizações planejem as alterações necessárias para acomodar lançamentos mais recentes, disse a Fundação Perl.

Existe a capacidade de o código Perl 7 ser carregado no CPAN, e um módulo de compatibilidade será aplicado para que o código possa ser executado com os padrões do Perl 5, acrescentou Sawyer X. O líder do projeto apontou que o uso do Perl 5 em 2020, sem nenhuma alteração na parte superior do arquivo, deixa os usuários com sintaxe desenvolvida em 2002 e sem a maioria das novas funcionalidades desenvolvidas desde que foram escondidas atrás dos protetores de recursos

Os Feature guards, embora sejam realmente impressionantes, realmente têm problemas se você ainda não os notou. O problema … é que eles são conhecimentos muito antigos, gostemos ou não, disse Sawyer. Você precisa saber sobre eles e nem todo mundo sabe.

Linguagem de programação Perl atualiza da versão 5 para 7. Um salto para o futuro

Linguagem de programação Perl atualiza da versão 5 para 7

A linguagem de programação Perl tem reputação de possuir mensagens de erro ruins e confusas. Segundo Sawyer X, Isso deveu-se ao fato de o Perl 5 atender a vários estilos diferentes de sintaxe. Para ele, isso é algo que uma nova versão será capaz de resolver.

Em outubro do ano passado, o criador do Perl, Larry Wall, aprovou a renomeação do Perl 6 como Raku, depois de quase duas décadas de trabalho na versão 6. Porém, essa mudança foi travada usando a versão principal número 5. As primeiras versões do Perl foram lançadas em um ou até dois anos de diferença. Porém, a média ficou em cinco anos.

Ignorar uma sexta versão principal de uma linguagem não é uma coisa inédita, com o PHP saltando de 5 para 7 em 2015. “Mais do que apenas uma nova versão ou um número, representa um caminho sustentável para a linguagem e a comunidade Perl”. Foi o que disse Ken Power, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da cPanel.

Representa uma oportunidade para rejuvenescer o interesse no Perl, atrair novos desenvolvedores, aumentar a comunidade e garantir a empresas como o cPanel que o idioma pode atender às expectativas do desenvolvedor moderno.