Notícias

26/11/2021 às 10:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Linguagem de programação PHP quer resolver problema de falta de desenvolvedores

Saiba como isso deve ocorrer.

Linguagem de programação PHP quer resolver problema de falta de desenvolvedores

A PHP, uma das linguagens de programação mais populares, terá o suporte de uma nova fundação que visa garantir seu futuro. A linguagem PHP foi criada por Rasmus Lerdorf em 1995 e é uma linguagem popular para aprender. Segundo dados da W3Techs, ela é utilizada por cerca de 78% dos sites mundiais. Portanto, é muita coisa, com amplo alcance mundial.


A JetBrains, a empresa por trás do Java IDE Intellij IDEA, foi quem anunciou esta semana a nova Fundação PHP. “É o compromisso de várias empresas que ajudarão a financiar o desenvolvimento futuro do PHP, incluindo Automattic, Laravel, Acquia, Zend, Private Packagist, Symfony, Craft CMS, Tideways e PrestaShop” e também JetBrains.

Durante os 26 anos de história do PHP , a linguagem foi ativamente desenvolvida por um grande número de pessoas, como Rasmus Lerdorf, Zeev Suraski, Andi Gutmans, Nikita Popov e muitos, muitos outros. Em 2021, o PHP está em outra rodada de evolução.

Momento-chave após a saída de um dos principais contribuidores do PHP

Linguagem de programação PHP quer resolver problema de falta de desenvolvedores
Linguagem de programação PHP quer resolver problema de falta de desenvolvedores.

A ideia de uma Fundação PHP foi avaliada por anos, mas foi a saída de Nikita Popov, um importante contribuidor do PHP, que motivou essa decisão. Popov, que trabalha em PHP há 10 anos, incluindo três anos enquanto fazia parte do JetBrains (projeto que ele vai abandonar em dezembro, segundo informações oficiais), decidiu mudar seu foco para o LLVM.

“Além do PHP, Nikita há muito contribui para o Rust e o LLVM . E, assim como o PHP, quando deixou de ser um hobby para um trabalho real, Nikita decidiu concentrar suas atividades profissionais no LLVM”, observou JetBrains.

“Perder um dos principais contribuidores do PHP é um golpe para a comunidade, porque ele é o portador de muito conhecimento e experiência. Isso coloca a linguagem que comanda 78% da Web em uma posição frágil”, disseram eles. JetBrains. A fundação quer resolver um grande problema para o PHP: o baixo número de desenvolvedores comprometidos com a manutenção de certas partes-chave do PHP, um problema levantado pelo colaborador do PHP Joe Watkins em maio.

A PHP Foundation está levantando fundos por meio do Open Collective e até agora arrecadou cerca de metade do orçamento anual de US $ 84.000 , graças ao crowdfunding, que estima ser necessário. No total, espera arrecadar cerca de US$ 300.000 por ano, um terço dos quais virá da JetBrains anualmente. Esse dinheiro deve ir para pagar os salários de mais desenvolvedores que desejam se concentrar em PHP.

Via Genbeta

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.