in

Linguagem de programação TypeScript da Microsoft chega ao top 10 pela primeira vez

TypeScript da Microsoft ultrapassou o Swift da Apple, sugerindo que se tornou uma ferramenta altamente valorizada para desenvolvedores de JavaScript.

Linguagem de programação TypeScript da Microsoft chega ao top 10 pela primeira vez

O superconjunto de JavaScript cada vez mais popular da Microsoft atingiu o top 10 pela primeira vez. Pelo menos é o que mostra a empresa de análise de desenvolvimento RedMonk. Ela é uma das mais influentes para classificação de popularidade das linguagem de programação. Portanto, a linguagem de programação TypeScript da Microsoft chega ao top 10 pela primeira vez

A RedMonk divulgou seu ranking de linguagens de programação em junho de 2019 na quinta-feira. A classificação é baseada em sua análise de conversas de desenvolvedores sobre o site de compartilhamento de conhecimento do codificador, o Stack Overflow. Da mesma forma, leva em conta o número de projetos em uma determinada linguagem no repositório de hospedagem de código Github de propriedade da Microsoft.

Como a Linguagem de programação TypeScript da Microsoft chega ao top 10 pela primeira vez

O TypeScript saltou para o 12º lugar no ranking de março da RedMonk. Está acima do 17º lugar há um ano e em 26º há três anos. A Microsoft lançou o TypeScript há sete anos, atendendo a desenvolvedores de JavaScript que mantêm grandes aplicativos. O superconjunto de JavaScript estava subindo na classificação quase tão rápido quanto o Swift, criado pela Apple. Esta foi a linguagem que a RedMonk viu crescer mais rapidamente desde que começou a classificá-las em 2010.

A RedMonk alega que seus rankings não refletem a extensão da utilização de uma linguagem, mas tendências. Assim como a ascensão de TypeScript, podem sugerir adoção futura ou abandono de uma determinada linguagem. Em março, o analista da RedMonk, Stephen O’Grady, disse que “a trajetória do TypeScript é significativa e sustentável”.

No relatório trimestral de junho, o TypeScript foi o único grande movimentador entre os 10 melhores. Todos os outros rankings ficaram estáticos no topo, com a exceção de C ++ subindo um ponto para empatar em 5º com C #.

Enquanto isso, o TypeScript ultrapassou o Objective-C e o Swift, que ficou em 11º lugar no relatório anterior. A Apple lançou o Swift como sucessor do Objective-C em 2014.

A onipresença do JavaScript, combinada com a segurança opcional oferecida pelo TypeScript, provou ser uma combinação vencedora e a lançou diretamente em território raro, escreve O’Grady.

Será interessante ver se ele pode sustentar essa classificação, ou se é como um Swift antes, isso é um ganho temporário. De qualquer forma, o TypeScript é uma linguagem que muitos estão apostando em seguir em frente.

O co-fundador da RedMonk, James Governor, acha que o TypeScript está explodindo entre os desenvolvedores porque isso desperta um apetite em uma população já grande de desenvolvedores de JavaScript que buscam “segurança”.

O TypeScript é classificado como uma linguagem “fortemente tipada” junto com C ++ e Java, em comparação com o JavaScript. Alguns desenvolvedores especularam que poderia até ser um substituto para o Java. A linguagem é usada por dezenas de projetos e empresas de software.

Linguagem de programação TypeScript da Microsoft chega ao top 10 pela primeira vez

Curiosamente, para o gigante de apostas esportivas on-line do Reino Unido, o Bet365, foi o bloqueio do Chromium do Google no Adobe Flash em 2016 que o levou a reconstruir seu site usando o TypeScript após ter sido bem-sucedido para criar um site para dispositivos móveis. Os desenvolvedores do Google por trás do Angular também são grandes fãs do TypeScript .

Os desenvolvedores do gerenciador de pacotes Node.js JavaScript npm ficaram surpresos ao descobrir, em sua  pesquisa com 33.000 usuários nom, que metade estava usando o TypeScript de alguma forma, enquanto um terceiro estava escrevendo o TypeScript “algumas ou a maior parte do tempo”.

Julia e Rust

A linguagem de programação desenvolvida pelo MIT Julia continua crescendo. Assim, subiu do 33º lugar no primeiro relatório de 2019 para 32º neste relatório. Apesar de seu crescimento, a Julia continua atrás de liguagens de “baixa visibilidade”, incluindo Dart, Elixer, Lua e Matlab. Enquanto O’Grady marcou Julia como “um a vigiar” quando subiu para 36 no ano passado, hoje ele notou que não há nada sobre seu movimento para “impedir uma ascensão contínua, ou mesmo uma aceleração disso”.

Outra que vem chamando a atenção a linguagem Rust criada pela Mozilla. Até mesmo a Microsoft anunciou que estava explorando como uma alternativa ao C e C ++ porque era uma linguagem mais moderna e “segura na memória”. Isso poderia ajudar a impedir que desenvolvedores errassem um código que pode se tornar vulnerável com corrupção de memória.

O Rust subiu dois lugares no ranking da RedMonk. Assim, chega ao 21º lugar, atrás apenas da popular linguagem de desenvolvimento para Android, Kotlin. O’Grady disse que a ascensão de Rust foi uma “realização notável dada a natureza de baixo nível e segurança orientada de Rust”.

Uma coisa é pegar JavaScript ou até mesmo o TypeScript rapidamente; a fluência e a competência em Rust são, em comparação, mais difíceis de serem alcançadas, ele escreve. Para que uma linguagem de sistemas continue sua trajetória ascendente dessa maneira, sugere que alguma combinação do design, da comunidade da linguagem e da demanda de mercado está se combinando para que ela supere suas expectativas naturais.

O ranking das principais linguagens de programação

As 10 principais linguagens do relatório de junho da RedMonk são liderados por JavaScript. Em seguida, vêm Java, Python, PHP, C ++, C #, CSS, Ruby, C e TypeScript.

As demais 20 linguagens principais são Swift, Objective-C, Scala, Shell, R, PowerShell, Perl, Haskell e Kotlin. Portanto, Linguagem de programação TypeScript da Microsoft chega ao top 10 pela primeira vez

Fonte

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Canonical volta a corrigir Kernel

Ubuntu 20.04 LTS Server planeja novos meios para instalações automatizadas

Lançado Deepin 15.11

Lançado Deepin 15.11