in

Confira as 50 linguagens de programação mais populares em novembro de 2019!

Relatório aponta as linguagens de programação mais utilizadas!

Aprenda a codificar com uma das 10 linguagens de programação mais populares em julho de 2020
Se você é programador ou pretende iniciar no mundo do desenvolvimento, é sempre importante analisar quais são as linguagens mais populares e que andam sendo buscadas pelo mercado de software ou outros tipos de desenvolvimento. Hoje, nós vamos divulgar o resultado de um relatório altamente confiável e rico, o TIOBE, que aponta as linguagens de programação mais populares através das buscas em novembro de 2019.
Inclusive, caso você tenha interesse em saber quais são os critério do TIOBE, você pode consultar o link para uma matéria que está no final do artigo.

Saiba quais as linguagens de programação mais populares em novembro 2019, de acordo com o índice TIOBE!

Vamos então para os dados divulgados recentemente. Segundo o relatório, neste mês de novembro houveram algumas alterações interessantes. Seguindo o pódio das linguagens de programação populares, o primeiro que o Java permanece ocupando o primeiro lugar da lista, em segundo lugar o C e em terceiro lugar o Python.
Em 2018, os dois primeiros lugares foram mantidos, no entanto, naquele ano o Python seguida em quarto lugar, chegando agora para terceiro. Ainda no mesmo ano, o C++ ocupava a terceira posição, e agora cai para a quarta em novembro de 2019.
Pelo anda da carruagem, há uma grande chance da linguagem de programação C ultrapassar o Java até o final do ano, e assim, ocupar o primeiro lugar. A 10ª posição costuma sofrer muitas mudanças, a dois meses atrás a posição estava sendo ocupada pelo SQL, mês passado Objective-C e agora a Swift assume a posição.

A diferença com o Ruby na posição 11 é de quase 0,4%, o que pode indicar que a Swift está mantendo sua posição de top 10 pelo menos por alguns meses. Também é interessante notar que Rust teve uma alta significativa ele subiu da posição 34 para 25 em um mês. Se as notícias positivas sobre o Rust continuarem, ele poderá se tornar uma das 20 linguagens de programação mais populares.

O índice da comunidade de programação TIOBE é um indicador da popularidade das linguagens de programação. O índice é atualizado uma vez por mês. Mecanismos de busca populares como Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu são usados ??para calcular as classificações. É importante observar que o índice TIOBE não aponta qual é a melhor linguagem de programação ou a linguagem na qual a maioria das linhas de código foi escrita.

Veja o quadro abaixo e acompanhe a narrativa:

Observe a primeira e a segunda coluna, elas fazem comparativo do mesmo período, assim, temos a amostragem de novembro de 2018 e novembro de 2019. Abaixo, há também um gráfico divulgado no relatório, que exibe a popularidade de algumas linguagem de programação. Note que a imagem abaixo trás histórico do ano de 2002 até 2018. No entanto, 2019 esta no meio termo entre 2018 e 2020 pois ainda não foi finalizado.
confira-as-linguagens-de-programacao-mais-buscadas-em-2019-desenvolvimento
Perceba que a primeira imagem, foi exibida as vinte primeiras posições, e agora conheça a outras linguagens de programação mais populares, para completar o número de 50 posições.
confira-as-linguagens-de-programacao-mais-buscadas-em-2019-desenvolvimento

Linguagens de programação populares a longo prazo!

Abaixo, confira o relatório que exibe as linguagens de programação mais populares.

linguagens-de-programacao-mais-populares-em-2019-desenvolvimento

Linguagens de programação que receberam o prêmio nos anos anteriores!

linguagens-de-programacao-mais-populares-em-2019-desenvolvimento

Todas as informações são de inteira responsabilidade do índice TIOBE. Caso você queira saber como funciona o índice, temos um artigo explicativo que pode ser visualizado AQUI. Esperamos que a informação sobre as linguagens de programação mais populares ajude você.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.