in

Linus Torvalds descarta Raspberry Pi como uma opção para desenvolvedores

Segundo ele, a experiência pessoal não foi muito boa. Seria Linus Torvalds um ‘hater’ do Raspberry Pi?

Linus Torvalds descarta Raspberry Pi como uma opção para desenvolvedores

O criador do Linux, Linus Torvalds, voltou agora sua metralhadora de ataques verbais contra um xodó que tem ganhado destaque no mundo open source. Ele simplesmente não vê as placas Raspberry como uma opção séria para desenvolvedores na arquitetura ARM. De fato, ele chega a definir a experiência de experimentá-la como “dolorosa”. Assim, o principal desenvolvedor do kernel Linux Linus Torvalds descarta o Raspberry Pi como uma opção viável para desenvolvedores realizarem seu trabalho de forma eficiente.

As críticas foram enquanto Torvalds estava opinando sobre os novos processadores Apple ARM nos fóruns do RealWorldTech.com e, em um determinado momento do debate, afirmou o seguinte: “De qualquer forma, esse é um grande passo para a ARM. Estou reclamando há muito tempo sobre a falta de hardware [ARM] que é uma opção real para desenvolvedores”.

O pai do Linux explicou que ele não é muito favorável ao desenvolvimento do kernel usando máquinas virtuais. Isso deve soar estranho para muita gente que considera as placas single board facilitadoras de algumas atividades.

Talvez isso diga mais sobre o estado da infraestrutura ARM que não é da Apple do que sobre o novo hardware desta empresa. Digamos que o ecossistema ARM me decepcione há muito tempo (e eu também não fiquei quieto), declarou Linus.

Por que você descarta e não gostaria de desenvolver com o Raspberry Pi, Linus?

Linus Torvalds descarta Raspberry Pi como uma opção para desenvolvedores

Diante de tal afirmação, todos fizeram a mesma pergunta que não demorou a aparecer no mesmo fórum em que Linus se manifestou. Coube a Robert David Graham, criador do software de detecção de intrusão BlackICE indagar:

Por que você não considera as instâncias do Raspberry Pi 4 ou Graviton como ‘opções reais de desenvolvedor’? Admito que há uma forte incompatibilidade entre os sistemas nos quais desenvolvemos e nos implementamos, […] mas uso o Raspberry Pi 4 em tempo integral como desenvolvedor. […] estou curioso para saber por que você não gostaria de um RPi em seu laboratório.

Linus Torvalds descarta Raspberry Pi para desenvolvedores

Torvalds responde a Graham esclarecendo que ele tentou usar um Raspberry há algum tempo e que sua conclusão é que ele não deseja tentar usá-lo novamente como uma plataforma de desenvolvimento “nunca”. Ele admite que talvez o aparelho esteja melhor agora já que possui mais memória. No entanto, destaca que “tentar na época era tão lento e doloroso que não tenho vontade de tentar novamente”.

Sobre o Graviton (um serviço Amazon Web Services na arquitetura ARM), sua opinião é clara:

O controle remoto simplesmente não me interessa. Por que eu deveria, se não o uso como desktop? Não tenho interesse em um pedaço de hardware remoto.

Seria Linus Torvalds um ‘hater’ do Raspberry Pi?

É importante deixar claro que, a todo momento, o Torvalds limita suas opiniões negativas sobre o Raspberry ao campo do desenvolvimento do kernel, e que em outras ocasiões ele expressou opiniões positivas sobre esse microcomputador :

É tão barato que qualquer um pode comprá-lo como um produto descartável, no bom sentido de poder conectar computadores a pessoas que nunca os teriam de outra maneira. Quando o hardware é barato o suficiente, você pode se dar ao luxo de ter um monte de crianças que acabam analisando o caso, se isso desencadeia alguns casos soltos de pessoas que se envolvem em troca.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.