Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

24/02/2019 às 08:56

9 min leitura

Por Claylson Martins

Linus Torvalds diz que arquitetura ARM não é para o mercado de servidores

Linus Torvalds diz que arquitetura ARM não é para o mercado de servidores

Os processadores ARM têm uma arquitetura relativamente mais simples que outros. Assim, ganham com o baixo consumo de energia. Nos últimos anos, eles se tornaram dominantes no campo da computação integrada, particularmente telefones celulares e tablets.

No entanto, para Linus Torvalds e outros desenvolvedores, essa arquitetura poderá não prevalecer entre servidores. Para justificar a sua posição, Linus Torvalds tem argumentado que há elevado nível de fragmentação do ecossistema ARM e sistemas projetados sob estes processadores. Segundo ele, são várias configurações de hardware, limitações de compatibilidade e às vezes custa muito alto implementação.

Fragmentação seria a causa

Essa restrição diminuiu significativamente a adoção do ARM nos servidores. Em contraste, a arquitetura x86 não sofre com essas limitações de compatibilidade e continua a dominar o mercado de servidores, diz ele.

ARM não está pronto para grandes desafios

Este ano, em um e-mail enviado à comunidade no dia 21 de fevereiro, Lius volta ao assunto. Assim sendo, mais uma vez ele afirma que o ARM não ganhará espaço no mercado de servidores.

Seus argumentos são de que os servidores ARM não são adequados para a maioria dos desenvolvedores. Segundo Linus, são inúmeros problemas de estabilidade, além de serem caros e lentos.

Em seu e-mail, ele também questiona a vantagem dos processadores ARM em termos de desempenho. Para ele, esta é apenas uma teoria. Por outro lado, defende que a implantação de tais servidores não beneficia as empresas ou fornecedores de energia.

Aqui está o que ele escreve sobre o custo de implantação de servidores ARM:

A vantagem de preço do ARM nunca existirá, a menos que você obtenha volume suficiente para compensar a enorme vantagem do volume do servidor da Intel.

Olhe para cada oferta de servidor ARM. Não só eles são mais lentos, mas também mais caros, escreveu ele em seu e-mail.

Segundo ele, isso se deve a esses poucos motivos pelos quais o x86 supera em muito o ARM no mercado de servidores.

ARM é apenas para o usuário final

Outro problema apontado é que os servidores ARM tendem a ser usados para pequenos projetos e muitas vezes não são adequados para isso.

Embora algumas grandes empresas as considerem atraentes, os servidores ARM atualmente disponíveis não são adequados para a maioria dos desenvolvedores.

Outros desenvolvedores apontam desvantagens como: a difícil medida do ROI (retorno do investimento), o pequeno ecossistema da arquitetura ARM, problemas de disponibilidade e implementação, e assim por diante.

Ele acredita que os problemas de software provavelmente serão a principal preocupação imediata.

Muitos serviços populares serão executados em servidores ARM, mas nestes haverá problemas com suporte de software. Eles não são suficientes para simplesmente transferir elementos para um novo hardware. É preciso garantir que tudo funcione corretamente para evitar qualquer problema de desempenho ou falha.

Em outras palavras, o software portado deve ser estável e ter sido testado nesses tipos de ambientes.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×