Linus Torvalds espera que o AVX512 morra dolorosamente

O criador do Linux, Linus Torvalds, fez algumas críticas em relação às Advanced Vector Extensions 512 (AVX-512) encontradas em processadores Intel. Em uma lista de discussão sobre as instruções do compilador que a Intel está habilitando para o Alder Lake (e Sapphire Rapids), Linus Torvalds entrou na conversa e afirmou que espera que o AVX512 morra dolorosamente.

As instruções do Alder Lake sendo ativadas no GCC agora não mencionam o AVX- 512, mas apenas o AVX2 e outros, provavelmente devido à Intel perseguir o subconjunto suportado pelos núcleos pequeno e grande neste novo design híbrido que está sendo desenvolvido.

Portanto, o criador do kernel Linux espera ver o fim das extensões vetoriais de 512 bits da Intel. Ele admite que tem um “ódio irracional” aos benchmarks de floating-point (FP) usados para provar seu valor.

Torvalds criticou as instruções das Extensões de vetores avançados da Intel 512 (AVX-512) em um  bate-papo na lista de discussão. Ele estava respondendo ao artigo do site Phoronix sobre a GNU Compiler Collection 11, sem suporte para o AVX-512 nas instruções do compilador que a Intel ativou para o Alder Lake, seus processadores para desktop. Os futuros processadores Xeon Sapphire Roads da Intel ainda suportam AVX-512.

Linus Torvalds espera que o AVX512 morra dolorosamente

A falta do AVX512 para Alder Lake levou Torvalds a comentar:

Espero que o AVX512 tenha uma morte dolorosa e que a Intel comece a corrigir problemas reais, em vez de tentar criar instruções mágicas para criar benchmarks nos quais eles possam ficar bem.

Espero que a Intel volte ao básico: faça com que seu processo funcione novamente e se concentre mais em códigos regulares que não sejam HPC ou algum outro caso especial sem sentido.

Eu já disse isso antes e direi novamente: no auge do x86, quando a Intel estava rindo e matando toda a concorrência, absolutamente todo mundo se saiu melhor do que a Intel em trabalhos FP. O desempenho de FP da Intel foi péssimo (relativamente falando), e isso não importa nem um pingo. Porque absolutamente ninguém se importa fora dos parâmetros de referência.

O mesmo acontece com o AVX512 agora – e no futuro. E o AVX512 tem desvantagens reais. Prefiro ver que o orçamento do transistor é usado em outras coisas que são muito mais relevantes. Mesmo que ainda seja FP (na GPU, em vez de AVX512). Ou apenas me dê mais núcleos (com bom desempenho de thread único, mas sem o lixo como o AVX512), como a AMD fez.

Sim, sim, sou tendencioso. Eu detesto os benchmarks de FP e percebo que outras pessoas se importam. Eu apenas acho que o AVX512 é a coisa errada a se fazer. É uma irritação minha. É um excelente exemplo de algo que a Intel fez de errado, em parte apenas aumentando a fragmentação do mercado.

Pare com esse lixo e faça o material comum funcionar da melhor maneira possível. Em seguida, faça uma FPU que não seja boa o suficiente e as pessoas ficarão felizes. AVX2 é muito mais que suficiente. Sim, estou mal-humorado.

Linus

Outros casos

Embora o Alder Lake possa não ter o AVX-512, o Xeon Sapphire Rapids ainda possui e não há indicações de que a Intel esteja planejando abandonar o AVX-512 do Intel Xeon, apenas com DL-BOOST e outras extensões. Essas palavras de Linus surgem apenas algumas semanas depois que ele mudou para a AMD Ryzen Threadripper para sua principal plataforma de desenvolvimento.

A empresa Cloudflare escreveu sobre o impacto no desempenho do AVX-512. Aconselhou os clientes que não precisam do AVX-512 para tarefas de alto desempenho a desabilitar a execução do AVX-512 no servidor e na área de trabalho para evitar sua limitação “acidental”.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile