Linus Torvalds fala sobre o futuro do desenvolvimento e desenvolvedores do kernel Linux

Linus Torvalds fala sobre o futuro do desenvolvimento e desenvolvedores do kernel Linux

O Open Source Summit virtual da Linux Foundation foi palco de uma conversa entre o diretor de código aberto da VMware, Dirk Hohndel, e o criador do Linux, Linus Torvalds. O assunto principl foi sobre o desenvolvimento do Linux. No bate-papo virtual, Linus Torvalds fala não só sobre o futuro do desenvolvimento e inclui desenvolvedores do kernel Linux.

O primeiro tópico a ser falado foi sobre o grande tamanho do Kernel 5.8, bem maior que o esperado inicialmente. Hohndel perguntou se isso teria ocorrido porque os desenvolvedores estavam ficando em casa graças ao coronavírus. Torvalds, que sempre trabalhava em casa, disse: “Eu suspeito que o 5.8 pode ser [tão grande] por causa das pessoas que ficam lá dentro, mas também pode ser, aconteceu que vários grupos diferentes acabaram chegando aproximadamente ao mesmo tempo, com novos recursos em 5.8.”

Embora a COVID-19 tenha desacelerado muitas tecnologias, enquanto acelera outros desenvolvimentos tecnológicos, a doença não afetou muito o desenvolvimento do Linux. “Nenhum dos meus co-desenvolvedores também foi impactado. Fiquei preocupado por um tempo porque um dos nossos desenvolvedores ficou off-line por um mês ou dois. [Mas,] aconteceu que era apenas RSI [lesão por esforço repetitivo], e o RSI é uma espécie de risco ocupacional para lidar”. Ele adicionou. “Uma das coisas que é mais interessante na comunidade Linux é o quanto ela sempre foi baseada em e-mail e remota, e quão raramente nos reunimos pessoalmente”.

Máquina nova

De qualquer forma, Torvalds confia nessa nova versão. De fato, ele executou o final da videoconferência em sua nova máquina desenvolvedora, executando o candidato a primeiro lançamento da versão 5.8.

Pensando em seu novo desktop de desenvolvedor com processador AMD Threadripper 3970x, Torvalds acrescentou mais tarde que, embora estivesse preocupado com o ruído do ventilador, ele realmente funciona bem. Torvalds trocou para este novo computador de fabricação caseira porque precisava da velocidade. “Minhas compilações de teste ‘allmodconfig’ agora são três vezes mais rápidas do que costumavam ser.” Isso é importante porque Torvalds “se esforça para fazer cerca de 20 a 30 [solicitações de recebimento] por dia, o que está acima do meu limite, … [mas] para fazer isso, [ele precisa] de muita capacidade de computação.

Linus Torvalds fala sobre o futuro do desenvolvimento e desenvolvedores do kernel Linux

Hohndel então transformou a conversa em diversidade na comunidade de desenvolvedores de kernel Linux. Hohndel disse:

Uma das coisas que achei marcantes quando olho para a nossa comunidade e a CNCF [Cloud Native Computing Foundation], vejo uma parcela significativamente maior de colaboradores e líderes negros, Kelsey Hightower e Bryan Liles. E eu não acho que estou vendo isso no Linux. Sou só eu que não vejo as pessoas certas, ou somos nós, menos diversamente raciais do que alguma fundação mais jovem, simplesmente em função do tempo em que todos começamos quase 30 anos atrás?

Torvalds respondeu: “Honestamente, eu não sei. Suspeito de que muitas pessoas que estão na tecnologia são do tipo que começaram várias décadas atrás. E foi assim que eles entraram nas interfaces de hardware e nos sistemas operacionais. Mas a outra razão pela qual não sei é que literalmente não sei.”

O que se comenta é que nas cúpulas do Linux Plumber, a maioria dos desenvolvedores de kernel Linux é branca, com um grande número de desenvolvedores indianos e chineses. Existem apenas alguns programadores de kernel Black. Essas reuniões anuais tendem a hospedar algumas centenas dos desenvolvedores mais antigos do Linux.

Multidão homogênea

Torvalds acrescentou que a equipe de desenvolvedores do kernel é uma “multidão muito homogênea. Mas eu nem conheço todos os novos desenvolvedores, temos todos os lançamentos. Temos mais de 1.000 novos desenvolvedores. E eu não sei o que as pessoas são ou se forem pessoas. Poderia haver solicitações pull enviadas por inteligências artificiais”.

Ele também especulou que uma das razões pelas quais o CNCF e outros projetos mais recentes podem ter uma comunidade de desenvolvedores mais heterogênea é que os programas relacionados à nuvem são mais interessantes. “Eu disse às pessoas se elas estão procurando por um novo projeto interessante que os kernels não sejam o futuro. Os princípios básicos de um sistema operacional moderno foram definidos nos anos 60”.

Linus Torvalds e o futuro do kernel Linux. Desenvolvedores do kernel lidam com questões básicas

Torvalds afirmou que muito trabalho do kernel é “literalmente coisas muito fundamentais, estamos limpando e corrigindo problemas”. De certa forma, os kernels são chatos e devem ser tomados como garantidos. Como Hondhel lembrou Torvalds, Torvalds disse que “o Linux é chato e é assim que deve ser”.

No entanto, se você está realmente interessado na interação básica entre o hardware e o sistema operacional, Torvalds disse: “há muito trabalho técnico interessante sendo feito no momento”.

Mudança de gerações

Isso levou a outra questão natural que surgiu antes: a liderança do Linux está se esvaindo? Hohndel disse: “Muitos de nós temos cinco no início de nossas idades, enquanto um casal está chegando aos 60 anos. Então, em algum momento, nós, como comunidade, precisamos começar a pensar em mudanças geracionais”.

Torvalds concordou. “Para nós, não há nada mais interessante do que interagir com o hardware e realmente controlar tudo o que está acontecendo. Portanto, não me entenda mal, os kernels não são entediantes, mas é definitivamente verdade que as pessoas principais já existem por aí. décadas. Sim, estamos ficando cinzentos.”

Ele continuou, muitos dos desenvolvedores mais antigos “mudaram-se para manutenção e gerenciamento. Não gosto da palavra gerenciamento, porque não me considero um gerente, mas, realisticamente, é isso que faço”. De fato, Torvalds se considera hoje em dia um gerente e mantenedor de código, não um desenvolvedor.

As novas pessoas são as que frequentemente fazem o trabalho de [programação]. Temos gerentes e retentores que estão velhos e começam a ficar cinzentos, acho que é uma questão completamente diferente. Mas temos uma geração de pessoas na faixa dos 30 anos que estão subindo na hierarquia de mantenedores, para que tenhamos a próxima onda de pessoas para assumir o cargo, ou seja, olha, estamos fazendo isso há quase 30 anos então precisamos começar a pensar nos próximos 20 a 30 anos. E assim precisamos ter a próxima geração.

Falta pessoal

O problema é que, segundo Torvalds: “Não temos mantenedores suficientes. Acontece que é realmente difícil encontrar pessoas que mantenham. É interessante e desafiador, mas uma das desvantagens de ser mantenedor de kernel é que você deve estar lá o tempo todo. Talvez não sejam 24 horas por dia, mas todos os dias você interage por e-mail, precisa estar lá”.

Além disso, “não é um nicho muito fácil de entrar. E não temos mantenedores suficientes. Temos muitas pessoas que escrevem código. Temos centenas de pessoas que são iniciantes, e isso geralmente é mais do que a maioria dos projetos tem. Contudo, ao mesmo tempo, o único problema que geralmente temos é a necessidade de que os mantenedores analisem o código de outras pessoas e ajudem. ”

Dificuldade para encontrar mantenedores

Leva tempo, é preciso experiência. Você deve ter feito isso por um tempo, como um mantenedor básico para subir lentamente e ganhar a confiança de pessoas suficientes, incluindo a sua confiança. E acho que a palavra-chave é confiança. Não, não é apenas a confiança de outros mantenedores, também é a confiança de todas as pessoas que escrevem o código. E isso apenas leva tempo.

Ainda assim, há mantenedores subindo no sistema desenvolvedor do kernel. Hohndel se perguntou se outro problema geracional para desenvolvedores de Linux é encontrar pessoas com experiência em programação em C. Ele se preocupou: “Existe o risco de nos tornarmos programadores COBOL dos anos 2030?”

Torvalds acha que não. “Acho que C ainda é uma das 10 principais linguagens”. Dito isso, continuou Torvalds, “as pessoas estão olhando ativamente para fazer drivers e coisas que não são muito importantes para o kernel, por exemplo, no Rust. As pessoas vêm observando isso há anos. Estou convencido de que isso vai acontecer. dia.”

Arquitetura ARM ou x86?

A dupla também falou sobre como o Torvalds apenas testa a arquitetura x86. Mas Hohndel se pergunta, agora que a Apple está mudando seus Macs para ARM, se isso “mudará o cenário da hierarquia de CPUs em alguns anos”. Torvalds acha que pode. “Por dez anos ou mais, eu estaria reclamando do fato de que é muito, muito difícil encontrar hardware ARM que seja utilizável para desenvolvimento. Eles existem, mas certamente não foram uma verdadeira concorrência para o x86 até agora”.

Agora, com a Apple mudando os Macs para o ARM, isso ajudará. Claro, na nuvem com a AWS e seus processadores Graviton, você tem a energia necessária. Mas Torvalds pensa em “desenvolvedores de kernel, você quer ter uma máquina à sua frente. Eu me recuso a basicamente desenvolver para qualquer coisa que não possa usar como meu portal de desktop”.

Hohndel respondeu: “Se você estiver ouvindo, Apple, compre para Linus um laptop ARM”. E assim acaba a fala de Linus Torvalds sobre o futuro do desenvolvimento e desenvolvedores do kernel Linux

 

Sair da versão mobile