Linus Torvalds nega ser o suposto criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto

Desde a semana passada, um dos maiores mistérios da internet parecia ter terminado. Linus Torvalds, o mesmo que criou o Linux e o Git, teria também criado o Bitcoin. A notícia se espalhou pela internet numa velocidade nunca vista. Porém, frustrando todas as especulações, o próprio Linus resolveu falar sobre o assunto ao site ZDNet. E Linus Torvalds nega ser o suposto criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto. Portanto, ele afirma categoricamente que não criou a criptomoeda.

Esta história começou no site de notícias de criptomoedas, BeInCrypto. Lá, alguém argumentou que “o criador do Linux, Linus Torvalds, parece estar afirmando que ele é Satoshi Nakamoto, o pai do Bitcoin. Ele está brincando ou esse é o negócio real?” 

A razão para esta afirmação? Em um repositório do kernel do GitHub Linux, parecia que Torvalds havia alterado uma única linha no kernel do Linux. A mudança: ‘Nome = eu sou Satoshi.’ 

A partir daí, o mundo da tecnologia não falou de outra coisa. Foram notícias nos 4 cantos do mundo levantando a pergunta: “Linusé ou não é o criador do Bitcoin?”. Os debates acalorados estiveram no Twitter, Reddit e Ycombinator.

Linus Torvalds nega ser o suposto criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto

Linus Torvalds nega ser o suposto criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto

Então, o editor colaborador sênior do site, Steven Vaughan-Nichols, resolveu tirar a dúvida com o próprio Linus, que acredita que tudo não passa de uma brincadeira. Vejam o que ele respondeu:

Receio que seja apenas um brincalhão tirando vantagem de como o GitHub funciona – ele compartilha objetos git entre diferentes repositórios, então você pode usar o ‘nome’ SHA1 de um objeto para especificar algo que você fez em sua própria árvore e depois usar meu repositório como o nome da web e faça parecer que seu objeto está na minha árvore.

Torvalds continuou:

Então, a parte “torvalds/linux” desse URL é basicamente apenas um ruído vazio, projetado para enganar as pessoas a pensar que está na minha árvore. Você pode substituí-lo por qualquer outro nome de repositório do GitHub – a parte relevante real é apenas a parte de hash SHA1.

Ainda assim, Torvalds acrescentou:

O ‘qualquer outro’ pode não ser totalmente verdade – pode ser que o GitHub compartilhe apenas objetos entre repositórios relacionados. Então talvez o brincalhão precisasse iniciar seu repositório como um clone meu para obter o objeto necessário compartilhando – eu não verifiquei.

De qualquer forma, Torvalds não é Nakamoto. 

“Então, não”, concluiu Torvalds, “infelizmente não sou o dono de um enorme estoque de bitcoins originais”.

Assim, a verdadeira identidade de Nakamoto permanece um grande mistério.

Tentativas anteriores de identificação do criador falharam

No final dos anos 2000, ninguém se importou com isso. Naquela época, saiu um artigo intitulado Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System” de Satoshi Nakamoto. Porém, esse era apenas mais um entre vários outros. Então, o tal Nakamoto lançou o primeiro programa Bitcoin, versão 0.1 em um dos primeiros sites de código-fonte aberto,  SourceForge. Do mesmo modo, lançou a rede com o bloco de gênese do bitcoin, também conhecido como bloco número 0. A corrida para a criptomoeda começou ali e continua até hoje.

Além disso, Satoshi Nakamoto nunca deu qualquer pista real sobre sua identidade. Aparentemente, se afastou do envolvimento ativo do Bitcoin em meados de 2010. Desde então, ele desapareceu da internet.  

Houve muitas tentativas de identificá-lo. Por exemplo, a Newsweek deu manchetes em 2014 dizendo que Satoshi Nakamoto era, em um estilo de carta roubada, um japonês quieto que morava na Califórnia chamado Satoshi Nakamoto. O Nakamoto da vida real negou a história e não é mais considerado um dos principais suspeitos. O cientista da computação australiano Craig Wright afirmou ser Nakamoto. Porém, Wright não conseguiu mostrar que controla qualquer Bitcoin original. 

O próprio Torvalds foi suspeito de ser Nakamoto várias vezes ao longo dos anos. No entanto, ninguém que o conhece bem acredita nessa possibilidade.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile