Linus Torvalds promete suporte NVIDIA RTX 30 “Ampere” no Linux 5.11

Em breve, o novo Kernel Linux 5.11 ganhará suporte para NVIDIA RTX 30 “Ampere”, de acordo com promessa do desenvolvedor Linus Torvalds. Isso deve ocorrer mesmo com o fim da janela de mesclagem para um determinado ciclo de lançamento do kernel Linux. Assim, Linus Torvalds decidiu mesclar o código de driver de código aberto recém-publicado para as placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 30 “Ampere” para o kernel Linux 5.11, que deve estrear a versão estável em fevereiro.

Antes do lançamento do Linux 5.11-rc4 deste fim de semana, Linus Torvalds fundiu o novo código-fonte aberto inicial para as GPUs NVIDIA RTX 30 / Ampere através do driver Nouveau. Ele concordou em permitir essa adição tardia ao Linux 5.11, já que o novo suporte de hardware é totalmente independente. Assim, não corre o risco de regredir o suporte existente para GPU NVIDIA dentro do driver Nouveau. Portanto, é uma das raras vezes em que ele permite que um novo código seja adicionado após uma janela de mesclagem. Isso porque há um risco mínimo de regredir o status quo do suporte de hardware.

No entanto, este suporte de hardware da série GeForce 3000 de código aberto inicial está limitado apenas à configuração do modo kernel sem qualquer aceleração de hardware. A inicialização dos vários mecanismos da GPU depende dos blobs de firmware ainda sem publicação pela NVIDIA. Mesmo assim, existe a situação de re-clocking e desempenho como o grande obstáculo que permanece para todas as GPUs além da série GeForce GTX 950.

Linus Torvalds promete suporte NVIDIA RTX 30 “Ampere” no Linux 5.11

Portanto, pelo menos para o próximo kernel Linux 5.11, o driver de código aberto Nouveau deve estar em boa forma. Então, isso garante que sua tela ligue corretamente com uma GPU NVIDIA RTX série 30. Por outro lado, você terá uma experiência de exibição agradável enquanto faz o download do proprietário Driver de gráficos do kernel NVIDIA.

Até que resolvam a aceleração 3D e todas as outras limitações (incluindo nenhum driver Vulkan de código aberto), o único caminho razoável com a série RTX 30 é usar o driver de plataforma cruzada, mas proprietário, da NVIDIA.

O código de configuração do modo Ampere inicial veio para o Linux 5.11 por meio dessa fusão.

Também importante na árvore do Linux Git são as correções de DRM que incluem alguns novos AMD Renoir PCI IDs, uma correção de mecanismo gráfico para Sienna Cichlid e outras correções aleatórias. Em relação a Intel também há a correção Intel Haswell GT1 depois de meio ano de suporte borked.

Enquanto isso, com o próximo ciclo (Linux 5.12) chega a capacidade de opcionalmente desabilitar as mitigações de segurança dos gráficos da Intel. Isso leva a problemas que podem impactar negativamente o desempenho dos gráficos da Intel.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile