Linus Torvalds questiona o novo subsistema “HTE” que pretende fazer parte do Linux 5.19

O código “HTE” do Hardware Timestamping Engine está sendo enviado como um novo subsistema para a janela de mesclagem do Linux 5.19 quase encerrada. O desenvolvedor Linus Torvalds, porém, ainda não conheceu esse novo código e levantou algumas preocupações em torno de elementos dele. Portanto, Linus Torvalds questiona o novo subsistema “HTE” que pretende fazer parte do Linux 5.19.

O Hardware Timestamping Engine “HTE” serve para associar eficientemente os timestamps de hardware com certos eventos como GPIOs e IRQs. Os drivers do kernel Linux podem se registrar como provedores de timestamp de hardware, enquanto outras áreas do kernel podem solicitar que os eventos em que estão interessados sejam timestamp pelos referidos provedores.Com o estado inicial do código HTE,Consulte este pull request para obter mais detalhes sobre o subsistema HTE.

Certos dispositivos possuem mecanismos de registro de data e hora de hardware que podem monitorar conjuntos de sinais do sistema, linhas, barramentos etc… em tempo real para mudança de estado; ao detectar a alteração, eles podem armazenar automaticamente o registro de data e hora no momento da ocorrência. 

Essa funcionalidade pode ajudar a obter uma melhor precisão na obtenção de carimbos de data e hora do que usar contrapartes de software, ou seja, ktime e amigos. O Dipen Patel da NVIDIA está procurando manter esse subsistema enquanto Thierry Reding da NVIDIA assumiu o envio da solicitação inicial.Linus Torvalds, porém, expressou alguma preocupação e ainda precisa puxar o subsistema HTE para a linha principal. Suas preocupações incluem que há apenas uma implementação de provedor no momento, essa solicitação de pull foi enviada no final da janela de mesclagem e se o nome “HTE” é confuso, com nome mal selecionado.

Linus Torvalds questiona o novo subsistema “HTE” que pretende fazer parte do Linux 5.19

O subsistema HTE apenas suporta a implementação de um provedor (NVIDIA Tegra194). É isso o que preocupa Torvalds sobre esse novo código, em vez de ver vários fornecedores já apoiando-o para ajudar a provar o design do subsistema.

Como resposta a Torvalds, Linus Walleij, da Linaro, levantou que a Intel procurava adicionar código de registro de data e hora de hardware ao subsistema GPIO, mas foi solicitado a tentar direcionar o subsistema HTE. Nos últimos nove meses, os engenheiros da Intel não adaptaram seu código Intel Elkhart Lake / Tiger Lake PMC para usar HTE e, portanto, atualmente na implementação de um provedor. Quanto à escolha do nome, o subsistema “hwstamping” foi levantado como um possível nome alternativo.

As preocupações parecem superadas em grande parte – com a Intel pelo menos possivelmente adicionando ao subsistema HWE no futuro. Assim, ele fundiu as 3k linhas iniciais do novo código do kernel.

Linus comentou na lista de discussão que continua descontente com o nome “HTE”. Thierry Reding, da NVIDIA, levantou a ideia de ainda possivelmente renomear o subsistema HTE com o ciclo do kernel Linux 5.20 no final deste verão.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile