Linux 5.10 será capaz de hibernar e reiniciar muito mais rápido

Imagem: Linux Adictos

O novo Linux 5.10 que começará os trabalhos e em breve será capaz de hibernar e reiniciar muito mais rápido. Portanto, esta e uma melhoria de desempenho prevista para quem coloca seu (s) sistema (s) em ciclos de hibernação.

Uma mudança definida para chegar na próxima janela de mesclagem do Linux 5.10 permite o envio em lote de solicitações de I/O de hibernação/retomada para acelerar os processos. Até agora, o kernel Linux surpreendentemente dependia do envio de solicitações de I/O individuais para cada página de dados. No entanto, agora com o Linux 5.10+ ele está configurado para usar lotes com blk_plug.

Xiaoyi Chen liderou este trabalho sob o guarda-chuva do Amazon EC2. Porém, essa mudança é toda no código de gerenciamento de energia comum para hibernação do sistema. Aqueles com desempenho de armazenamento de E/S mais baixo terão maiores benefícios. Entretanto, no geral esta deve ser uma vitória fácil no Linux 5.10 que iniciará seu ciclo em breve e provavelmente ficará estável no final do ano.

Veja este patch parte do material linux-next de gerenciamento de energia.

Ghostbusters – Linux 5.10 traz mitigações do Spectre reescritas para ARM de 64 bits

O Linux 5.10 está definido para trazer um grande retrabalho para o tratamento de mitigação Spectre para a arquitetura ARM de 64 bits. Os desenvolvedores do Arm Linux têm trabalhado em “Ghostbusters” como uma grande reformulação do código de mitigação ARM64 em torno do Specter Variant Two e do Specter Variant Four.

O código de mitigação ARM64 Spectre V2 foi reescrito por ser “muito pesado e difícil de manter. Isso se deve em grande parte por conta do lançamento às pressas, sem muita pista de como as coisas iriam se desenvolver.

Da mesma forma, o código do kernel do Spectre V4/SSBD para ARM64 também mudou ao longo de linhas semelhantes ao Spectre V2 para esclarecer a lógica e oferecer melhor manutenção do código.

O código “Ghostbusters” elimina várias opções de configuração do kernel ARM64 (Kconfig). As opções de linha de comando para desabilitar mitigações no Linux permanecem suportadas. Além disso, há uma série de limpezas de código.

Um novo recurso é que PR_SPEC_DISABLE_NOEXEC para prctl () agora tem suporte no ARM. Esta opção permite que o software habilite temporariamente a mitigação do Bypass de armazenamento especulativo apenas até a próxima chamada execve ().

Esta mudança do Ghostbusters da mitigação Spectre está agora no ramo Git “for-next/core” do ARM de 64 bits. Não deve haver nenhuma alteração de desempenho.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile