in

Linux 5.10 vai ter suporte para monitoramento de temperatura para AMD Zen 3

Recurso será implementado antes mesmo do lançamento do AMD Zen 3.

Linux 5.10 vai ter suporte para monitoramento de temperatura para AMD Zen 3

kernel Linux continua com seu desenvolvimento, incorporando novos recursos relativos a subsistemas, drivers etc. Atualmente o sétimo Releases Candidates da versão do Linux 5.9 está em desenvolvimento. No entanto, eles também estão planejando o que estará na próxima versão estável. Assim, o  Linux 5.10 vai ter suporte para monitoramento de temperatura para AMD Zen 3.

Os novos chips AMD baseados no Zen 3 e com numeração Ryzen 5000, virão carregados com novos recursos e desempenho aprimorado. Contudo, eles também precisam de algum suporte em relação ao kernel. Por esta razão as mudanças serão incorporadas para esta nova versão do Linux que incluirá, além do código dependente da arquitetura, também drivers para suportar monitoramento de temperatura.

Linux 5.10 vai ter suporte para monitoramento de temperatura para AMD Zen 3

Linux 5.10 vai ter suporte para monitoramento de temperatura para AMD Zen 3

A notícia é especial, pois é a primeira vez na história do AMD Zen que um monitor de temperatura para relatórios de calor da CPU faz parte do Linux. Embora existam maneiras de controlar a temperatura nas gerações anteriores, como Zen, Zen + e Zen 2, o código para isso era da comunidade ou de desenvolvedores independentes.

Em vez disso, agora foi a AMD que forneceu este novo suporte, chegando assim meses antes do lançamento desses processadores, em vez de meses depois, como aconteceu nos casos mencionados acima. Uma vantagem para os usuários que desde o primeiro momento poderão contar com tais dados de sua CPU sem demora.

Os novos patches são uma contribuição de um engenheiro da AMD. Portanto, esse fornecimento ocorre antes do lançamento para adicionar o referido suporte para Zen 3. Esses patches devem ter sua fusão com o Linux 5.10 em outubro. Do mesmo modo, haverá a adição dos novos bits necessários para a Família 19h (Zen 3) no controlador k10temp.

Haverá também outras atualizações em relação a esta nova arquitetura. Isso afetará os futuros chips AMD Ryzen, Threadripper e EPYC baseados no Zen 3. Espera-se que algumas melhorias continuem a chegar. A AMD vai revelar detalhes do Zen 3 em 8 de outubro.