in

Linux 5.11 RC4 lançado com NVIDIA RTX 30 Mode-Setting e Haswell GT1 Graphics Restored

Estreia da versão estável deve ocorrer em fevereiro.

Lançado kernel Linux 5.12-rc6

O Linux 5.11 RC4 acabou de ser lançado neste final de semana e, ao que parece, veio bastante normal neste estágio de desenvolvimento. Exceto por algumas adições importantes que apareceram esta semana. Sendo assim, o Linux 5.11 RC4 lançado com NVIDIA RTX 30 Mode-Setting e Haswell GT1 Graphics Restored.

- Anúncios -

O mais importante e representando cerca de 20% do trabalho desta semana é o suporte NVIDIA RTX 30 “Ampere”. Ele está atualmente limitado à configuração do modo kernel dentro do driver Nouveau DRM. É um grande acréscimo para obter a configuração de modo adequada para essas GPUs NVIDIA mais recentes trabalhando no driver do kernel Linux principal, mas sem nenhuma aceleração 3D ou algo semelhante por enquanto. Os usuários com qualquer hardware NVIDIA Ampere ficarão melhor com o driver proprietário rico em recursos e desempenho em um futuro próximo.

As coisas continuam parecendo bastante normais para esta versão: 5.11-rc4 é solidamente médio em tamanho, e nada particularmente assustador se destaca. No próprio diff, o novo suporte de configuração de modo de ampere mostra-se bastante claramente – é uma daquelas coisas de habilitação de hardware que deveria ser totalmente invisível para quem não tem esse hardware, mas tem acabam sendo cerca de um quinto de todo o patch rc4.

Se você ignorar essa estranheza, o resto parece bastante normal, com patches por toda parte, e muitos deles sendo bem pequenos. Todo o usual suspeitos: atualizações de arquivos de drivers (gpu, som, rdma, md, rede ..) (arm64, risc-v, x86), fiesystems (ext4, nfs, btrfs), rede central, documentação e ferramentas. E apenas correções aleatórias, diz o desenvolvedor Linus Torvalds.

Linux 5.11 RC4 lançado com NVIDIA RTX 30 Mode-Setting e Haswell GT1 Graphics Restored

Linux 5.11 RC4 lançado com NVIDIA RTX 30 Mode-Setting e Haswell GT1 Graphics Restored

Por outro lado, o Linux 5.11 RC4 está corrigindo as consequências da placa de vídeo Intel Haswell GT1 quebrou no último semestre. Essas peças gráficas Intel Haswell low-end devem voltar a funcionar agora após vários ciclos do kernel com travamentos e problemas na inicialização para os processadores afetados.

No entanto, o restante em relação ao Linux 5.11 RC4 é um conjunto usual de correções de bugs. Assim, o breve anúncio do Linux 5.11-rc4 pode ser lido em lore.kernel.org. Além disso, Linux 5.11 estável deve sair em fevereiro e apresenta muitos recursos novos e aprimorados.

PiStation 2 é um Raspberry Pi que parece PS2

PiStation 2 é um Raspberry Pi que parece PS2

whatsapp-adia-a-implementacao-de-seus-novos-termos-e-politica-de-privacidade

WhatsApp adia a implementação de seus novos termos e política de privacidade