Linux 5.15.101 LTS corrige gráficos quebrados da Intel na inicialização

A atualização deste kernel deve ser feita o quanto antes.

Nesta semana vimos lançamentos de hotfix de emergência nas séries Linux 6.2 e 6.1 para lidar com um oops de kernel fácil de acionar ao montar e desmontar o armazenamento externo. Este fim de semana está se mostrando mais volátil e acaba de chegar um lançamento de hotfix de emergência para a série Linux 5.15 LTS devido a um problema a parte. O Linux 5.15.101 LTS corrige gráficos quebrados da Intel na inicialização.

O Linux 5.15.101 LTS foi lançado nesta manhã de domingo com um patch: revertendo um patch que voltou ao Linux 5.15.99, “drm/i915: não use mapeamentos BAR para buffers de anel com LLC”. Esse patch de duas linhas acabou regredindo sistemas com gráficos Intel, pelo menos problemas generalizados foram relatados para laptops com gráficos integrados Intel.

Linux 5.15.101 LTS corrige gráficos quebrados da Intel na inicialização

Driver gráfico Intel Linux quebrado

Os gráficos quebrados da Intel foram rapidamente detectados em distribuições baseadas no Linux 5.15 LTS, como Alpine Linux e Manjaro Linux. Os usuários começaram a relatar uma tela em branco ao tentar inicializar as versões anteriores do Linux 5.15 LTS quando os gráficos da Intel, com relatórios de bugs aparecendo no rastreador de bugs do Alpine Linux , na lista de discussão do kernel e no relatório de bug do driver Intel upstream na tela preta/vazia durante a inicialização.

Portanto, se você atualizou para a versão mais recente do Linux 5.15 LTS na semana passada e agora está tendo uma tela em branco na inicialização com gráficos Intel, vá em frente e certifique-se de atualizar para o Linux 5.15.101 e corrigir ou contornar esse problema.

Linux 6.2.4 e 6.1.17 lançados para corrigir um erro de kernel fácil de acionar

Os kernels Linux 6.2.4 e 6.1.17 foram lançados esta manhã como novos lançamentos de emergência.

Tanto o Linux 6.2.4 quanto o 6.1.17 vêm com apenas dois commits: reverter dois patches aplicados em 6.2.3 e 6.1.16, respectivamente. O problema em questão é que dois patches foram incorretamente transferidos para a série estável do Linux 6.3 e, por sua vez, podem causar um kernel oops. Simplesmente conectar uma unidade USB externa, montar a unidade e depois desmontá-la pode causar a ocorrência de oops no kernel.

Armazenamento externo

Veja este relatório de bug para os detalhes. Como é muito fácil de acionar pelos usuários, Greg Kroah-Hartman reverteu os dois patches e emitiu novos lançamentos pontuais.

Portanto, se você estava anteriormente no 6.2.3 e 6.1.16 e lida com a desmontagem de unidades rotineiramente, pegue os novos kernels para evitar possíveis oops do kernel.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile