Linux 5.19-c4 chega um pouco maior e corrige uma regressão de desempenho

Segundo Linus, o tamanho não é assustador.

O desenvolvedor Linus Torvalds anunciou neste final de semana a chegada do Linux 5.19-rc4 como o mais novo candidato a teste semanal. Há mais patches esta semana do que nas versões anteriores do Linux 5.19-rc, mas nada muito assustador. Além disso, existem alguns patches importantes a reboque. Assim, o novo Linux 5.19-c4 pode ser considerado um pouco maior e também corrige uma regressão de desempenho já relatada anteriormente.

Linus Torvalds comentou no anúncio 5.19-rc4:

Então tivemos um par de lançamentos rc bastante pequenos, e aqui nós finalmente começamos a ver um aumento nos compromissos em rc4. Não é o que eu realmente quero ver no meio do ciclo de lançamento, mas não totalmente surpreendente considerando o quão silencioso tem sido até agora. E enquanto 5.19-rc4 é um pouco maior do que o anterior rc, e é um pouco maior do que normalmente vemos neste momento, não é de forma alguma perto do tamanho recorde. Então, ele é mais um “um pouco maior do que o normal” do que um “Oh meu Deus, essa coisa é enorme”.

Quanto às mudanças desta semana, elas estão em todo o quadro. Um item que vale a pena mencionar é o que eu escrevi no início da semana com o código de verificação de assinatura do kernel foi feito compatível com FIPS adicionando alguns autotestes básicos para este código de verificação usado por assinatura de módulo, Kexec, e outras funcionalidades.

Linux 5.19-c4 chega um pouco maior e corrige uma regressão de desempenho

Outra mudança a ser descoberta no Linux 5.19-rc4 é uma correção para uma regressão de desempenho relatada anteriormente no Phoronix. Em março, durante a janela de mesclagem do Linux 5.19, apontei uma grande regressão da UM que aparece dentro do Stress-NG durante as alterações de recursos do Linux 5.18. Naquele artigo eu bisseci esse compromisso problemático. Com o Linux 5.19-rc4 agora há uma correção no lugar.

Devido a um e-mail snafu eu não notei uma correção proposta para testes até o final de maio. Eu confirmei que a correção levou algum tempo para passar pela fila de patches “mm” de Andrew Morton para torná-la no núcleo principal. A correção está no Linux 5.19-rc4 e, presumivelmente, será back-portada para o Linux 5.18 também. O patch é a mudança “mm: lru_cache_disable: use synchronize_rcu_expedited”.

O resto das mudanças desta semana é a variedade usual de correções do meio do ciclo com nada mais realmente proeminente chamando minha atenção.

O kernel estável Linux 5.19 deve sair por volta do final de julho. Veja a lista de recursos do Linux 5.19 para saber mais sobre todos os novos recursos brilhantes que chegam para o kernel v5.19.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile