in

Linux 5.5 vai restaurar a economia de energia em laptops híbridos

Isso deve ocorrer quando não estiver usando o dGPU.

Livepatching do kernel do Linux 5.5 vai permitir rastreamento do estado do sistema

Em kernels recentes, ao usar um laptop com gráficos híbridos, mas não rodando com os gráficos da GPU ativados, uma regressão fez com que o dGPU nunca ficasse desligado. Felizmente, para o Linux 5.5 – e, potencialmente, pode ser portado depois disso – há uma mudança para restaurar essa economia de energia. Portanto, o Linux 5.5 vai restaurar a economia de energia em laptops híbridos.

Linux 5.5 vai restaurar a economia de energia em laptops híbridos

Linux 5.5 vai restaurar a economia de energia em laptops híbridos

Uma alteração que habilita o suporte ao controlador NVIDIA HDA inadvertidamente deixou dGPUs ativadas quando não estiver em uso. Ou seja, onde a dGPU não está vinculada a um driver. Quando os gráficos discretos da NVIDIA não estão vinculados a um driver, o caminho da economia de energia não estava sendo atingido. Assim, o gerenciamento de energia da plataforma poderia desativar a energia da GPU.

Isso foi relatado como um relatório de bug do Ubuntu finalmente voltando ao seu kernel Linux 5.0 e percebendo que o “alto consumo de energia” estava acontecendo quando o driver de som HDA foi carregado. Uma solução alternativa é colocar na lista negra o driver HDMI do codec HDA.  Além disso, a equipe de kernel do Ubuntu também lançou sua própria correção para seus kernels empacotados. Então, o patch está agora avançando graças à Canonical.

Detalhes a seguir

O patch com todos os detalhes pode ser encontrado aqui, onde está na fila “for-next”, à frente da janela de mesclagem do Linux 5.5, mas potencialmente após esse ponto, poderíamos vê-lo portado para a série estável se considerado suficiente.

Em outras notícias sobre drivers de som do Linux, o suporte ao Realtek ALC711 foi uma adição trivial e agora está pronto para o Linux 5.4 e também está marcado para retroceder para as séries estáveis ??atuais.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Maioria acha que robôs são melhores que gerentes

Maioria acha que robôs são melhores que gerentes

Ubuntu 19.10 facilita o compartilhamento de mídia com sua TV

Ubuntu 19.10 recebe primeiro patch de segurança do kernel