Linux 5.6 recebe primeira atualização e está pronto para adoção em massa

A participação do Linux entre todos os sistemas operacionais de desktop cresceu de uma nova máxima de 2,87% em abril de 2020 para uma alta ainda maior de 3,17% em maio de 2020.

Acaba de sair a primeira atualização da última série de kernel Linux 5.6. Assim, isso marca a série como estável no site kernel.org e, portanto, está totalmente pronta para implantações em massa nos sistemas operacionais. Portanto, o kernel Linux 5.6.1 está aí e já pode ser usado.

Lançado em 29 de março, o kernel Linux 5.6 vem com:

  • suporte WireGuard interno;
  • o suporte USB4;
  • suporte AMD Pollock;
  • suporte a cache para clientes NFS;
  • bem como suporte a descarte assíncrono para o sistema de arquivos Btrfs.

Além disso, possui:

  • um novo driver térmico de resfriamento da CPU;
  • um novo sistema de arquivos Zonefs para dispositivos de bloco de zonas;
  • suporte para alto-falantes inteligentes Amazon Echo;
  • e suporte de compactação para o sistema de arquivos F2FS (Flash-Friendly File System).

Linux 5.6 recebe primeira atualização e está pronto para adoção em massa

 

Assim, hoje, o kernel Linux 5.6.1 chegou como o primeiro ponto de lançamento da nova série, adicionando 27 alterações, com 148 inserções e 103 exclusões.

Existem principalmente algumas correções para vários drivers USB e de armazenamento temporário. No entanto, também suportam dispositivos ASKEY WWHC050, BroadMobi BM806U e Wistron Neweb D19Q1.

A boa notícia, contudo, é que o Linux 5.6.1 está marcado como “estável” no site kernel.org. Assim, isso significa que todos estão seguros para instalar o kernel mais recente em suas distribuições GNU/Linux.

Todos os usuários da série 5.6 do kernel precisam atualizar, disse Greg Kroah-Hartman em um anúncio da lista de discussão. A árvore git 5.6.y atualizada pode ser encontrada em https://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/stable/linux-stable.git;a=summary.

Linux 5.6.1

Se você é um mantenedor do sistema operacional e geralmente envia kernels mais recentes em seus repositórios de software, é altamente recomendável fazer o download e compilar esta versão para suas arquiteturas suportadas, para que os usuários possam atualizá-la o mais rápido possível.

A primeira distro a fazer isso foi Linux Lite que já está entre os primeiros a instalar o kernel Linux 5.6. Mais distros adotarão o kernel Linux 5.6 nas próximas semanas, mas lembre-se de que esse não é um kernel LTS (Long-Term Supported).

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile