Linux 6.1 é oficialmente um kernel LTS

Essa é uma notícia bastante aguardada desde o final do ano passado, quando saiu a nova versão do kernel.

O kernel Linux 6.1 é agora oficialmente uma versão LTS. Desde o início falava-se que esta seria uma versão com suporte prolongado. No entanto, isso só ocorreu oficialmente agora. Geralmente, toda última versão anual de um kernel se torna LTS, a abreviação em inglês para designar (Long-Term Support). No ano passado, portanto, o Linux 6.1 foi a última versão estável disponível, tendo se tornado, assim, LTS.

O engenheiro Greg Kroah-Hartman como o mantenedor estável do Linux foi adiante agora e reconheceu formalmente o Linux 6.1 como o kernel 2022 LTS. Greg KH estava planejando que o Linux 6.1 fosse LTS desde sua estreia em dezembro. No entanto, ele estava esperando o feedback das partes interessadas do kernel sobre os resultados dos testes com o Linux 6.1 e planeja usar o Linux 6.1 a longo prazo. Ele finalmente coletou respostas positivas suficientes – junto com o co-mantenedor Sasha Levin – que há confiança em manter o Linux 6.1 como uma série LTS.

Linux 6.1 é oficialmente um kernel LTS

A partir de agora, o plano é manter o Linux 6.1 até dezembro de 2026, que é apenas alguns meses a mais do que a atual série Linux 5.15 LTS, que será mantida até outubro de 2026. Veremos com o tempo se o Linux 6.1 acabar sendo potencialmente mantido pelo período LTS mais longo de seis anos que o levaria até 2028.

No entanto, o número de séries Linux LTS mantidas em conjunto está crescendo e, em última análise, dependerá de quanto esses kernels são usados pelos principais players do setor e quanto compromisso existe para testar os candidatos a lançamento pontual, etc. Inicialmente, o Linux 6.1 LTS foi marcado como apenas um LTS de dois anos antes de ser atualizado pela segunda vez hoje como um período de manutenção de quatro anos.

A promoção do Linux 6.1 LTS foi marcada no kernel.org.

Consulte a visão geral dos recursos do Linux 6.1 para ver todas as principais mudanças encontradas neste kernel que estreou como estável em dezembro. Com o Linux 6.1 LTS agora sendo oficialmente confirmado, esperamos que o Debian 12 “Bookworm” tenha como alvo esta versão.

O Linux 6.2 como o próximo lançamento do kernel (não-LTS) será lançado em uma semana e meia, seguido pelo início da janela de mesclagem do Linux 6.3.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile