Linux 6.7 deve ser lançado com sistema de arquivos Bcachefs e gráficos Intel Meteor Lake

Linux habilita suporte a Shadow Stack para x32
tux

Deve sair ainda hoje o novo kernel Linux 6.7 com sistema de arquivos Bcachefs e gráficos Intel Meteor Lake, entre muitas outras novidades. O lançamento deve ocorrer após o atraso de uma semana devido às férias de fim de ano. Aqui está um lembrete sobre alguns dos melhores recursos do Linux 6.7.

O Linux 6.7 é uma atualização de kernel muito empolgante para começar 2024.

Linux 6.7 deve ser lançado com sistema de arquivos Bcachefs e gráficos Intel Meteor Lake. Algumas das melhores mudanças/recursos no Linux 6.7 incluem:

  • O sistema de arquivos Bcachefs foi mesclado. O Bcachefs ainda é tratado como experimental, mas agora é a linha principal e continua a evoluir bem, especialmente após algumas rodadas de correções neste ciclo.
  • Os gráficos Intel Meteor Lake agora são considerados estáveis e habilitados por padrão. Antes do Linux 6.7, a opção “i915.force_probe=” tinha que ser usada. Como mostrado nos meus benchmarks do Intel Core Ultra 7 “Meteor Lake” Linux até agora, o suporte gráfico de código aberto está em muito boa forma com o Linux 6.7.
  • Suporte de firmware NVIDIA GPU System Processor (GSP) dentro do driver do kernel Nouveau. Isso gera melhor gerenciamento de energia / desempenho para o hardware da série GeForce RTX 20/RTX 30 quando usado com os blobs de firmware e a opção de módulo para habilitar o suporte a GSP. Este suporte de firmware GSP também permite que a Nouveau suporte a aceleração da série GeForce RTX 40 pela primeira vez.
  • A capacidade de desativar e ativar o suporte a programas x86 de 32 bits no momento da inicialização.
  • Melhorias no agendador e outras otimizações do kernel.
  • O suporte ao Intel Itanium IA-64 foi desativado.
Linux 6.7 deve ser lançado com sistema de arquivos Bcachefs e gráficos Intel Meteor Lake

Mais detalhes sobre os recursos do kernel Linux 6.7 podem ser encontrados em nossa visão geral dos recursos do Linux 6.7 para uma visão mais exaustiva de todas as grandes mudanças a serem encontradas com esta nova versão do kernel sucedendo a série Linux 6.6 LTS. Linux 6.7, por sua vez, é provavelmente o que encontrará seu caminho para o Ubuntu 24.04 LTS e outros próximos lançamentos de distribuição Linux.