Linux 6.7-rc1 lançado com NVIDIA GSP e Bcachefs

Depois de uma janela de mesclagem com muitas novidades, saiu o kernel Linux 6.7-rc1 lançado com NVIDIA GSP e Bcachefs enquanto Itanium IA-64 foi aposentado. Foram duas semanas de espera. Assim, a janela de mesclagem do Linux 6.7 está encerrada e Linus Torvalds publicou o Linux 6.7-rc1 como o primeiro candidato a lançamento que leva ao lançamento estável no final do ano civil.

A janela de mesclagem do Linux 6.7 foi muito interessante e, de fato, a maior janela de mesclagem de recursos, tanto em termos de commit quanto nas linhas de código adicionadas e removidas. A janela de mesclagem do Linux 6.7 é enorme, com muitos recursos novos. A janela de mesclagem do Linux 6.7 foi absolutamente emocionante com adições como o suporte Nouveau GSP e o sistema de arquivos Bcachefs sendo adicionados. Também tem sido absolutamente massivo como uma das maiores janelas de mesclagem da história recente em termos de alterações de código. Aqui estão algumas estatísticas da janela de mesclagem do Linux 6.7 antes do lançamento de hoje do Linux 6.7-rc1.

Linux 6.7-rc1 lançado com NVIDIA GSP e Bcachefs

Linux 6.7 adiciona o novo sistema de arquivos experimental Bcachefs, suporte inicial NVIDIA GSP para o driver Nouveau para melhorar a série RTX 20 e suporte mais recente, a arquitetura Intel Itanium (IA-64) foi removida do kernel principal, mais trabalho de ativação inicial no Arrow Lago e Lago Lunar e muito mais.

Houve uma série de melhorias interessantes no kernel e adições de suporte de hardware mescladas neste ciclo. Houve suporte de firmware Nouveau GPU System Processor (GSP) para melhorar a série RTX 20 e mais recentes (bem como suporte inicial da série RTX 40), ativação inicial em gráficos AMD de próxima geração, muito mais ativação de Intel Arrow Lake e Lunar Lake obtendo em andamento, gráficos Intel Meteor Lake sendo declarados estáveis, suporte ao driver do adaptador Intel La Jolla Cove, suporte ao ASUS Screenpad, suporte ao AMD-Pensando Elba SoC e muitas outras novas adições de hardware.

No anúncio do Linux 6.7-rc1, Linus Torvalds comentou:

“Em número de commits, esta é a maior janela de mesclagem que já tivemos, com 15,4 mil commits sem mesclagem. Isso é um pouco maior do que os maiores lançamentos anteriores (4.9, 5.8 e 5.13), que pesaram cerca de 14,2 mil commits sem mesclagem.

Agora, parte disso é obviamente a mesclagem do bcachefs, que trouxe muitos commits porque incluía o histórico completo. Mas o 6.7 também é muito grande em outros aspectos.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile