Linux 6.9 vai suportar gamepad, teclados e mouse de ação sem fio Samsung

Suporte Rust Kernel no AArch64 pronto para uso no Linux 6.9.

O kernel Linux 6.9 vai suportar gamepad, teclados e mouse de ação sem fio Samsung. Os engenheiros da Samsung têm estendido seu driver HID “samsung” para suportar mais dispositivos de entrada sem fio pelo kernel Linux principal.

Os engenheiros da Samsung têm trabalhado para ampliar a compatibilidade do dispositivo com o driver Samsung HID. Isso inclui estender o driver HID para suportar o teclado sem fio Samsung, o gamepad sem fio Samsung , o mouse de ação sem fio Samsung e a capa de livro sem fio Samsung e suporte para teclado universal (além do teclado multi-HOGP sem fio Samsung).

Linux 6.9 vai suportar gamepad, teclados e mouse de ação sem fio Samsung

O suporte para esses drivers Samsung HID adicionais está agora no ramo ” for-next ” do subsistema HID e, portanto, programado para fazer parte da próxima janela de mesclagem do Linux 6.9.

Completamente não relacionado à Samsung, mas também digno de menção no Samsung HID para o próximo ramo, é que o Linux 6.9 também adicionará suporte para o Logitech G Pro X Superlight 2. O mouse para jogos sem fio Logitech G Pro X Superlight 2 será suportado pelo Logitech HID++ driver com Linux 6.9.

Suporte Rust Kernel no AArch64 pronto para uso no Linux 6.9

O kernel little-endian Arm (AArch64) de 64 bits estará pronto para suportar o código do kernel Rust com o próximo ciclo do Linux 6.9.

Enfileirado na árvore de desenvolvimento ARM64 por meio de “next/rust-for-arm64” está o patch para obter o suporte Rust ARM64/AArch64 para o código do kernel Rust na linha de chegada. As notas do commit:

“Este commit fornece os sinalizadores de construção para Rust para AArch64. O suporte principal do Rust já no kernel faz o resto. Isso permite que as opções PAC ret e BTI nos sinalizadores de construção do Rust correspondam às opções que são usadas ao construir C. O Rust amostras foram testadas com este commit.”

AArch64 é agora a arquitetura mais recente seguindo x86_64 (e Linux “um” em modo de usuário x86_64) e LoongArch para suportar Rust no kernel Linux.

Até agora, grande parte da ativação do Rust para o kernel Linux tem sido sobre como colocar a infraestrutura em funcionamento, incluindo vários códigos de amostra. Com o Linux 6.8, agora existe um driver PHY de rede escrito em Rust , embora seja uma porta de um driver C existente. O driver Rust Apple Silicon SGX DRM permanece a caminho, assim como outros drivers de kernel Rust que virão.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile