in ,

Linux é o preferido dos desenvolvedores

Uma pesquisa realizada entre desenvolvedores mostra que os sistemas baseados em Linux são os preferidos por eles.

O Stack Overflow publicou os resultados de uma pesquisa anual para desenvolvedores. Pode-se destacar o aumento do Linux como a plataforma preferida pelos desenvolvedores.

desarrolladores

Para aqueles que não o conhecem, o Stack Overflow é um portal muito popular de ajuda para desenvolvedores, do tipo perguntas e respostas. Tem uma comunidade impressionante e apenas a pesquisa deste ano envolveu mais de 100.000 desenvolvedores de todo o mundo. Deste modo, os dados são significativos, embora, restritos a um nicho específico.

Dados da pesquisa

Na pesquisa, o Linux assumiu a liderança como a plataforma preferida pelos desenvolvedores. Seguindo a tabela, encontramos Linux (48,3%), Windows PC e servidor (35,4%), Android (29%), AWS (24,1%), macOS (17,9%), Raspberry Pi ( 15,9%), WordPress (15,9%), iOS (15,5%).

Mas as estatísticas das grandes empresas de análise são diferentes: o Windows mantém praticamente metade do uso (49,9%), seguido de longe pelo MacOS (26,7%) e, logo depois, vem o Linux, com 23,2%. O BSD/Unix completa a lista com apenas 0,02%.

Deve notar-se que o Stack Overflow compartilha os votos em dois grupos, os totais e os de “desenvolvedores profissionais” registrados no site, mas a maioria dos votos é do último. Por outro lado, o questionário é enorme e cobre muitos aspectos relacionados ao desenvolvimento.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

O Firefox está agora disponível como pacote Snap

Google e Ubisoft apresentam o Agones, um servidor aberto para jogos