in

Linux completa hoje 29 anos

Muito a comemorar e trabalho a fazer.

Linux completa hoje 29 anos

Hoje, dia 25 de agosto, é uma data muito especial para quem usa o sistema operacional criado por Linus Torvalds. O Linux completa 29 anos com vários fatos a comemorar. Nesta data, podemos constatar um crescimento ainda que pequeno, porém consistente no número de usuários do sistema operacional que nasceu para ser livre, gratuito, open source e, portanto, acessível a todos.

Há 29 anos, exatamente em 25 de agosto de 1991, o estudante finlandês Linus Benedict Torvalds, então com 21 anos, fez o agora famoso anúncio no grupo de notícias comp.os.minix. Lá ele dizia que estava trabalhando em um sistema operacional gratuito para 386(486) AT, apenas como um hobby.

Olá a todos usando o minix –
estou fazendo um sistema operacional (gratuito) (apenas como um hobby, não será grande e profissional como o GNU) para 386 (486) clones AT. Isso está fermentando desde abril e está começando a ficar pronto. Eu gostaria de qualquer feedback sobre as coisas que as pessoas gostam ou não gostam no minix, já que meu sistema operacional se assemelha a ele (desde o layout físico do sistema de arquivos (devido a razões práticas), entre outras coisas).

Eu já portei o bash (1.08) e o gcc (1.40), e as coisas parecem funcionar. Isso significa que terei algo prático em alguns meses e gostaria de saber quais recursos a maioria das pessoas gostaria. Todas as sugestões são bem-vindas, mas não prometo que as implementarei ?

Linus

PS. Sim – é livre de qualquer código minix e tem um fs multi-thread. NÃO é portátil (usa 386 alternância de tarefas, etc.) e provavelmente nunca oferecerá suporte a nada além de discos rígidos AT, já que é tudo o que tenho :-(.

Linux completa hoje 29 anos

Linux completa hoje 29 anos

Bem, 29 anos depois, descobrimos que o Linux não é mais “apenas um hobby” e está em todos os lugares ao nosso redor. Mesmo que você não saiba, pode estar estar usando o sistema ou um derivado dele. Mas se você usa Linux, melhor ainda!

O Linux  está presente na nova Internet das Coisas, nos smartphones Android, roteadores Wi-Fi, geladeiras inteligentes e TVs de tela grande a aviões, satélites e o gigantesco mecanismo de busca Google.

Toda a Internet é movida por Linux. 99,9% dos sites que você visita diariamente estão em um servidor com Linux. O sistema ainda opera 100% dos 500 maiores supercomputadores do mundo.

Abaixo, você pode assistir a um vídeo produzido pela Linux Foundation. Nele, é possível ver como funciona e como se dá o desenvolvimento do Linux.

Como tudo no Linux, a data gera polêmica

Qual seu sistema operacional favorito derivado do Linux? Ubuntu? Manjaro, Arch, Debian, Fedora, elementary, Deepin, Linuxfx… E depois dessa escolha de sistema, tem algum ambiente desktop melhor que o outro? Gnome, KDE, Unity? Viu, é muita coisa para todos os gostos.

A própria data é motivo de discussão. Muitos consideram o lançamento do Linux dia 5 de outubro. Afinal foi nessa data que ocorreu o primeiro lançamento público da distro. Para o criador do sistema, no entanto, as duas datas são válidas. O que importa é comemorar e desfrutar do sistema. Feliz aniversário, Linux.